Escultura em homenagem aos Jogos Olímpicos é inaugurada em SP

Monumento, assinado pela artista plástica Paula Delmanto, ficará fixo na Praça Raul Cortez, na Vila Olímpia.  Esta será a primeira intervenção artística a ocupar um espaço público no bairro / Foto: Rene PaciulloMonumento, assinado pela artista plástica Paula Delmanto, ficará fixo na Praça Raul Cortez, na Vila Olímpia. Esta será a primeira intervenção artística a ocupar um espaço público no bairro / Foto: Rene Paciullo

São Paulo - Foi inaugurada, ontem, terça-feira (06), na Vila Olímpia, em São Paulo, a escultura em homenagem aos Jogos Olímpicos no Brasil: Rítmica Genética Global, da artista plástica paulistana, Paula Delmanto.
 
O evento contou com a presença da subprefeita de Pinheiros, Harmi Takiya; a Chefe da Seção de Monumentos e Obras Artísticas do Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo, Alice Américo; o Diretor da Associação Colméia – instituição sem fins lucrativos constituída por moradores, usuários e empresários da Vila Olímpia -  Ronaldo Sampaio Ferreira Filho; e a Urbanista e Docente da Universidade Federal do ABC, Luciana Travassos.
 
Para a artista plástica, a iniciativa é uma forma de presentear a cidade de São Paulo.  “Desejo que a Vila Olímpia receba essa escultura com muito carinho e que essa intervenção seja a primeira de muitas para o bairro. O esporte sempre foi minha grande paixão e poder homenagear um dos eventos esportivos mais importantes do planeta é, sem dúvidas, uma honra”, declarou Paula Delmanto em seu discurso antes do corte de fita inaugural.
 
A subprefeita de Pinheiros, Harmi Takiya, também aproveitou o encontro para ressaltar a importância da valorização da cultura no bairro através de parcerias público-privadas. “Esta é uma região onde a cultura pulsa e ações como essa vem para enaltecer ainda mais nosso espaço público. Torço para que a comunidade cuide bem desse novo monumento”, completou. 
 
A escultura - A escultura de 5,45 metros e aproximadamente 600 kg é feita de bronze e fibra de carbono, composta por uma base de concreto armado em formato piramidal – uma referência a forma triangular da praça e seu paisagismo. “O corpo da ginasta é de bronze, material nobre e extremamente resistente aos efeitos do sol e da chuva. Além disso, é um elemento que representa tanto a força física quanto a determinação que a modalidade exige”, explica a artista plástica.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook