Aldo Rebelo e ministra do Esporte da França definem acordo bilateral

Aldo Rebelo e ministra francesa / Foto: Ministério do EsporteAldo Rebelo e ministra francesa / Foto: Ministério do Esporte

Rio de Janeiro - No terceiro dia da visita oficial à França, o ministro do Esporte do Brasil, Aldo Rebelo, definiu com sua colega francesa, Valerie Fourneyron, as bases de um acordo bilateral que deverá ser assinado entre os dois países em dezembro, quando Fourneyron visitará o Brasil.

Reunidos nesta sexta-feira (08.11) em Paris, os dois ministros divulgaram comunicado conjunto em que são listadas as principais áreas de interesse comum para a consolidação da parceria esportiva: inclusão social por meio do esporte; combate ao doping e à manipulação de resultados; ampliação da pesquisa no campo da medicina esportiva; intercâmbio de experiências na realização de grandes eventos; e aprimoramento do esporte de alto rendimento.
 
Além desses pontos, o ministro Aldo Rebelo propôs que cada país faça um diagnóstico da política esportiva do outro.  “Vamos ver o que é melhor para o Brasil. Tem gente que aprova o modelo cubano, essencialmente estatal. Outros levam mais em consideração o modelo privado norte-americano. A França consegue um equilíbrio entre os dois. Então, peço que a França faça um estudo das nossas ações e vamos estudar o que eles estão fazendo”, disse o ministro durante a reunião com a ministra francesa.
 
Confira o Comunicado Conjunto divulgado por França e Brasil:
 
“O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, esteve em Paris, a convite da ministra dos Esportes, da Juventude, da Educação Popular e da Vida Associativa da França, Valerie Fourneyron, e da ministra do Comércio Exterior daquele país, Nicole Bricq, para participar dos "Encontros Internacionais Grandes Eventos Esportivos", organizados pela UBIFRANCE - Agência Pública Francesa para o Desenvolvimento Internacional das Empresas.
 
Aproveitando a presença do ministro em Paris, um evento de promoção da Copa do Mundo da FIFA Brasil de 2014 foi realizado na Embaixada do Brasil na França.
 
Nesse encontro, os dois ministros do Esporte tiveram a oportunidade de discutir as políticas esportivas implementadas nos dois países. E identificaram inúmeros interesses comuns nas seguintes áreas:
 
• Promover a inclusão social por meio do esporte;
 
• Fortalecer a luta contra o doping e a manipulação de competições esportivas;
 
• Aumentar a pesquisa no campo da medicina esportiva;
 
• Intercâmbio de boas práticas e experiências na realização de grandes eventos esportivos internacionais (organização, tecnologia, infraestrutura, renovação e manutenção de instalações esportivas);
 
• Otimizar a performance no esporte de alto nível;
 
São setores em que a França e o Brasil trabalharão de maneira conjunta para reforçar a cooperação entre os países. Os dois ministros se prontificaram a aprofundar as discussões sobre os temas no futuro.”

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook