Rio-2016 é um dos temas do Sports Business a partir desta quarta

Sports Business começa nesta quarta / Foto: João Pires / JumpSports Business começa nesta quarta / Foto: João Pires / JumpSão Paulo - O Sports Business, atualmente um dos maiores encontros de negócios da América Latina, começa nesta quarta-feira, dia 17 de Agosto, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo. O evento, com abertura oficial às 12h30, terá a participação dos maiores profissionais do mercado esportivo mundial e, no primeiro dia, abordará as experiências dos profissionais e gestores do esporte nos megaeventos esportivos (Copa do Mundo e Olimpíada).

Gilmar Tadeu Alves Ribeiro, secretário especial de articulação para a Copa da Prefeitura de São Paulo, falará nesta quarta sobre a preparação da cidade, que poderá receber a abertura da Copa de 2014. O responsável pela pasta visita constantemente as obras do futuro estádio do Corinthians e está confiante em fazer o primeiro jogo do Mundial.

"As obras estão caminhando bem e o ritmo de evolução está satisfatório. O município atendeu as exigências da organização para, quem sabe, receber a abertura", disse Gilmar Tadeu.

Entre as personalidades internacionais que irão participar, destaque para o norte-americano Gary Pluchino, que participou dos últimos Jogos Olímpicos (verão e inverno) e ficou reconhecido pelo chamado "marketing olímpico". O especialista ressaltou que as competições deverão deixar um legado para o Brasil. "É uma grande e oportunidade para o Brasil sediar os megaeventos, mas também é uma responsabilidade, que deve ser aproveitada pelos organizadores", contou Gary Pluchino.

Outro convidado com referência no mercado é o alemão Mike de Vries, especialista em marcas e criador do projeto "Germany - Land of Ideas (Alemanha - Terra das Ideias)", uma iniciativa de marketing nacional feita para a Copa de 2006. "Os megaeventos irão suportar um grande impulso econômico e apoiar um desenvolvimento de 10 a 15 anos em apenas dois", informou.

Também já confirmou presença no Sports Business 2011, Bernardo Carvalho - diretor executivo da Empresa Olímpica Municipal, do Rio de Janeiro. O especialista falará sobre sua atuação na pasta. Outros nomes confirmados são Ricardo Leyser Gonçalves, secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento no Ministério do Esporte, e Antonio Zambelli, diretor de marketing do Grupo Seara/Marfrig.

O encontro terá fóruns apropriados para discutir, sob o prisma econômico, as políticas, meios e estratégias para desenvolver o esporte nacional em todos os seus aspectos. Dividido em quatro temas centrais, o evento apresentará demandas, estratégias e cases de sucessos atuais dos principais líderes e profissionais do esporte mundial sobre importantes segmentos do mercado como:

• Infraestrutura e Instalações;
• Turismo Esportivo;
• Materiais e Equipamentos;
• Marketing Esportivo.

O Sports Business será focado nos novos desafios do mercado brasileiro com achegada da Copa 2014 e Jogos Olímpicos 2016. Além disso, a programação conta com encontros reservados, reuniões e rodadas de negócios.

Programação

quarta-feira (17)


12h30 - Abertura Oficial

15h00-16h45 - Painel I - Cidades: Copa e Olimpíada - Desenvolvimento Econômico e Urbano;
Participantes: José Benedito Pereira Fernandes - Secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo; Ney Campello - Secretário para Assuntos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 do Estado da Bahia; Gilmar Tadeu Alves Ribeiro - Secretário Especial de Articulação para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 da Prefeitura de São Paulo; Bernardo Carvalho - Diretor Executivo da Empresa Olímpica Municipal.

17h15-19h00 - Painel II - Copa e Jogos Olímpicos: Planejamento & Serviços
Participantes: Jon Pettifer - Diretor de Operações de Eventos Esportivos Globais do Grupo Mace (UK); Gabriele Muraglia - Diretor Geral de Eventos da Aggreko International; Waldir Peres - Superintendente da Agência Metropolitana de Transportes Urbanos da Secretaria de Transportes do Governo do Estado do Rio de Janeiro; Ricardo Gomes Silva - CEO da SSTUDIO
- Marketing & Entretenimento (Brasil - Japão - USA).

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook