Serviços

Treinão do Desafio Pharmaton trará experiência única aos corredores

Prova terá várias atrações diferenciadas / Foto: Nelson Antoine / adorofoto

São Paulo - A segunda edição do Desafio Pharmaton entra na reta final. Com a proximidade da 49ª. Volta da USP, programada para o dia 21 de outubro, todos os participantes estão convocados para participar do segundo Treinão, neste sábado (15), a partir das 7h, na Cidade Universitária. Esta será mais uma importante etapa do programa que tem como objetivo ajudar as pessoas a encontrar equilíbrio entre corpo e mente por meio de atividade física.
 
Para motivar de verdade os corredores, o Treinão vai simular exatamente a Volta da USP. Além disso, a atividade promete uma experiência única aos 300 integrantes das oito assessorias esportivas participantes do Desafio Pharmaton.
 
Os atletas terão à disposição um café da manhã com cardápio de campeão. Aliado a essa bela refeição matinal, nutricionistas da RGNutri estarão disponíveis para auxiliar na análise de cardápios e tirar dúvidas sobre alimentação. Haverá duas opções de percurso: um circuito de 5km e outro de 10km, com direito a postos de hidratação a cada 3km. Mas antes de encarar o asfalto, todos participarão de um alongamento coletivo, coordenado por professores da USP e pelos treinadores das assessorias esportivas.
 
E não para por aí. O Desafio Pharmaton tem ganhado adeptos tanto nas ruas, parques e avenidas, como na internet, por meio do site oficial do programa (www.desafiopharmaton.com.br) e pela fan page no Facebook (https://www.facebook.com/PharmatonBR). E para integrar ainda mais o Treinão com o Facebook, será utilizada uma tecnologia chamada RFID para que os participantes do Desafio disparem atualizações automáticas na rede social diretamente da USP. Cada um receberá um tag que contém um pequeno chip com antena. Ao se aproximar de um sensor, o RFID permite a identificação automática por meio de sinais de rádio, como ocorre na identificação do pedágio ‘Sem Parar’.
 
As mensagens serão publicadas, em tempo real, no perfil dos participantes e trarão informações da performance do atleta durante a prova além de mensagens sobre energia e disposição para a busca do equilíbrio entre corpo e mente, com link para a fan page do Desafio. 
 
Incentivo extra - Independentemente da distância escolhida, os corredores terão muito apoio técnico e verdadeiras atrações extras para mandar bem na USP. Por exemplo, para incentivar a completar os circuitos, pessoas-chave farão o papel de puxar acorrida. "Infiltrado" entre os atletas, um jornalista, munido de um gravador de voz, conversará com os participantes enquanto ambos estiverem correndo. Além dessa cobertura participativa, a assessoria de imprensa esportiva do Desafio Pharmaton terá repórteres e fotógrafos para registrar o evento.
 
As atividades cognitivas, tão exercitadas nos meses anteriores, estarão presentes no segundo Treinão. Serão colocados adesivos no formato de placas de identificação nas costas dos corredores. Em cada um haverá instruções que deverão ser seguidas por quem vem atrás, como, por exemplo: ‘não ultrapasse à direita!’, ou ‘não ultrapasse à esquerda!’, ou ainda ‘em 10 segundos, ultrapasse!’. Com essa proposta, os próprios atletas se transformam em obstáculos cognitivos no percurso. A ideia é de que a cada grupo de 30 pessoas, dez carreguem uma frase nas costas.
 
Somando todas as atrações do segundo Treinão do Desafio Pharmaton, a resposta é uma só: a grande atividade que antecede a Volta da USP será simplesmente imperdível.
 
Dinâmica do Desafio Pharmaton 2012: 
 
- Oito equipes (uma para cada assessoria esportiva) que, durante sete meses de provas participarão de dois treinões coletivos, três treinos cognitivos, uma grande prova reunindo todos os participantes (a Volta da USP, em outubro)
 
- Estações Pharmaton nos treinões, que abordarão diferentes temas e informações relacionadas ao esporte, qualidade de vida e à complementação adequada de vitaminas e de minerais na prática esportiva
 
- Uma equipe de nutricionistas terá participação ativa durante alguns treinos ao longo dos sete meses de projeto, explicando a importância da alimentação e suplementação vitamínico-mineral, bem como seus benefícios para praticantes de corrida e atividades físicas em geral
 
- Cada assessoria esportiva convidada receberá o patrocínio da Boehringer Ingelheim de duas viagens para os Estados Unidos destinadas exclusivamente para o técnico e para um aluno, que deverão participar das corridas Disney em Janeiro de 2013 (a maratona, 42 km, a meia maratona, 21 km, e uma corrida de 16 km)
 
- Cada assessoria esportiva participante definirá o técnico treinador e o corredor que participará das corridas Disney
 
- Além disso, a Boehringer Ingelheim também patrocinará 1 jornalista corredor para cobrir a corrida internacional em Janeiro de 2013 em Orlando, que será indicado pela Assessoria de Imprensa Esportiva ZDL, responsável pela divulgação da campanha e coordenação das provas junto aos jornalistas
 
- O segundo Treinão está programado para setembro. Entre eles, foram realizados três treinos cognitivos, em junho, julho e agosto
 
- Todos os participantes farão a Volta da USP, em 14 de outubro, prova de 10 quilômetros, teste final da preparação feita nos cinco meses anteriores
 
- O site www.desafiopharmaton.com.br dará suporte à ação ao longo do ano, trazendo dicas e informações para todos aqueles que queiram buscar hábitos mais saudáveis, bem como um playlist de músicas para ajudar na concentração durante as corridas