Etapa da Copa do Mundo de Gabala distribuirá 34 vagas olímpicas

Emerson Duarte no treino antes da prova que lhe deu a medalha de prata, no Pan de Toront / Foto: Miguel de Freitas / CBTEEmerson Duarte no treino antes da prova que lhe deu a medalha de prata, no Pan de Toront / Foto: Miguel de Freitas / CBTE

Rio de Janeiro - Menos de um mês após os grandes resultados no Pan de Toronto, com a conquista de 3 medalhas de ouro e uma de prata, o tiro esportivo brasileiro participa de outra competição no exterior. Desta vez o destino é Gabala, no Azerbaijão, onde os atletas competem na quarta e última etapa da Copa do Mundo, que será disputada entre os dias 8 e 15 de agosto. Um total de 1100 atletas, vindos de 90 países, participam do evento, que além das sonhadas medalhas, distribuirá 34 vagas para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A delegação brasileira, formada por 14 competidores, conta com a participação dos medalhistas no último Pan de Toronto: Cassio Rippel, Emerson Duarte, Felipe Wu e Julio Almeida. 

Para os atletas das provas de carabina e pistola, será a última oportunidade para carimbar o passaporte olímpico. E depois das medalhas conquistadas em julho, no Pan de Toronto, bons resultados na copa do mundo, não serão surpresa. Já os participantes das provas do tiro ao prato, além da competição em Gabala, terão mais uma oportunidade em setembro próximo, com a realização do campeonato mundial da categoria, na cidade de Lonato, Itália. Por ser o país-sede dos Jogos Olímpicos, o Brasil conta com 9 vagas para o Rio 2016, cinco destinadas às modalidades carabina e pistola e 4 para o tiro ao prato. Duas dessas vagas foram ratificadas no Pan de Toronto, por Cassio Rippel e Felipe Wu, ao vencerem, respetivamente, as provas carabina deitado e pistola de ar.
 
O início das competições acontece no sábado (08/08), com a primeira parte da prova do skeet masculino. O Brasil será representado por Renato Portella. A segunda parte da prova e a final, com os 6 melhores colocados na classificatória, acontece no domingo (09/08). A segunda-feira (10/08) marca o início das provas de carabina e pistola. Bruno Heck e Leonardo Moreira competem na carabina de ar, que terá a final disputada pelos 8 melhores classificados. Já a prova pistola 50m, terá a presença de Felipe Wu e Julio Almeida. Os dois atletas, medalhistas de ouro pan-americanos, participam de uma prova eliminatória, motivada pelo grande números de competidores inscritos. Os melhores colocados nesta eliminatória, irão participar da fase de classificação, marcada o dia seguinte.
 
Três provas acontecem na terça-feira (11/08). Será o dia da primeira parte da pistola tiro rápido, com o medalhista de prata no último Pan, Emerson Duarte. Outra prova é a fossa double, que contará com Filipe Fuzaro, Luiz Fernando Graça e Robson Deschamps. Os 6 melhores colocados nesta prova do tiro ao prato, disputam a final. Neste mesmo dia acontece a fase de classificação da pistola 50m, com os 8 melhores colocados fazendo a final.
 
A copa do mundo de Gabala prossegue na quarta-feira (12/08), com mais duas provas. Emerson Duarte retorna ao estande para a segunda parte de sua prova, pistola de tiro rápido. Os 6 melhores colocados, nos dois dias de disputa, fazem a final. Também será o dia da prova carabina deitado. Cassio Rippel, campeão no Pan de Toronto, quer aproveitar seu bom momento e fazer uma boa prova. Bruno Heck e Leonardo Moreira, também competem. Os 8 melhores colocados, na classificatória, disputam a final.
 
Felipe Wu e Julio Almeida retornam ao estande na quinta-feira (13/08), para a prova pistola de ar. Os dois atletas buscam ficar entre os 8 melhores colocados, para avançarem à final. Também será o dia de mais uma prova eliminatória, desta vez é a carabina 3 posições. Bruno Heck e Leonardo Moreira participam da competição e buscam garantir seus lugares na classificatória, marcada para o dia seguinte. 
 
No sábado (14/08) acontecem a classificação e a final da carabina 3 posições. O dia, também, terá as provas da fossa olímpica masculina e feminina. Entre as mulheres Janice Teixeira compete, com a final marcada para o mesmo sábado. Já Andre Altobello e Rodrigo Bastos disputam a primeira parte de suas provas e retornam ao estande no domingo (15/08), último dia da copa do mundo de Gabala, para a segunda parte. Os 6 melhores na fase de classificação, disputam a final.
 
Os resultados das provas poderão ser acompanhados, em tempo real, pelo site da Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF, na sigla em inglês), no endereço http://www.issf-sports.org. As finais terão transmissão ao vivo, através de um link disponibilizado na página da ISSF.


Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook