Piracicabano é campeão Sul-Americano de tiro ao prato

Fernando Meneghel Silveira Mello ficou com a medalha de ouro na categoria principal entre os atiradores da modalidade Fossa Olímpica / Foto: DivulgaçãoFernando Meneghel Silveira Mello ficou com a medalha de ouro na categoria principal entre os atiradores da modalidade Fossa Olímpica / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - O atirador Fernando Meneghel Silveira Mello é o mais novo campeão sul-americano de tiro ao prato, na categoria Fossa Olímpica. A conquista veio após a vitória durante a 2ª Copa Sul-Americana de Tiro Esportivo, realizada entre os dias 1 e 10 de setembro, no Complexo de Deodoro, no Rio de Janeiro.
 
Organizado pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE), o evento contou com atiradores da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai, além do Brasil.
 
Esse é o primeiro título internacional do atleta piracicabano que começou a competir profissionalmente há menos de três anos, mas já vem colhendo bons resultados nos torneios em que vem participando. “Vencer a Copa Sul-Americana foi algo muito significativo e surpreendente, até mesmo porque comecei a competir no meio de 2014”, contou.
 
Para subir no ponto mais alto do pódio e ficar com a medalha de ouro, Fernando enfrentou 62 concorrentes na primeira fase do torneio, todos atletas de países com mais tradição neste esporte do que o Brasil, acertando 117 pratos, dos 125 possíveis. Já na final da Copa Sul-Americana, o atirador superou os cinco outros finalistas, alvejando 45 dos 50 pratos lançados.
 
Além do título individual, Fernando também ficou com a medalha de ouro por equipe, conquistado com a companhia dos atiradores Emanuel Munaretto e Sergio Barbosa.
 
Líder do Brasileiro - Agora, após a conquista, Fernando tem pela frente a disputa do Campeonato Brasileiro de Tiro ao Prato, em que compete na categoria principal, sendo o atual líder do certame nesta temporada na modalidade Fossa Olímpica. Essa próxima etapa do certame acontecerá entre os dias 21 e 24 de setembro, na cidade de Americana/SP.
 
Pensando em voos mais altos, o atleta vem treinando forte, na tentativa de conseguir participar de Mundiais de Tiro, competições que acontecerão em Cochabamba, na Bolívia, que sediará os Jogos da América do Sul (ODESUR), em 2018, e na CAT 2018, a ser disputado em Guadalajara, no México, eventos primordiais para obtenção de vagas para as Olimpíadas de 2020.
 
Nos jogos sul-americanos (ODESUR), a disciplina que tiver cinco países participantes, terá automaticamente o seu primeiro lugar classificação para o Pan-Americano de 2019, que acontecerá em Lima, no Peru, bem como a CAT 2018, ambos com cotas para as Olimpíadas de 2020.
 
Ainda em 2018, haverá a disputa do Mundial de Tiro, competição que acontecerá na Coréia do Sul e que valerá vaga para Tóquio, em 2020. “Estou me preparando porque tenho como meta participar de outros torneios internacionais. Como todo esportista, tracei os objetivos para seguir em minha carreira que ainda está em seu início”, disse Fernando.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook