Anfitrião Paraná briga pelo pódio do Circuito Caixa em Curitiba

Gilialdo Koball  / Foto: Vivo Esportes

São Paulo - Seis atletas paranaenses têm o desafio de recuperar a hegemonia brasileira na etapa de Curitiba do Circuito de Corridas Caixa, neste domingo (29). Entre eles, Gilialdo Koball, campeão sul-americano de cross country na Bolívia em 2002, e Rosângela Gavinski, bronze na Maratona de Santa Catarina em 2012, estão na briga pelo pódio. A prova terá largada às 8 horas na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico com percursos de 5 km e 10 km.
 
Gilialdo Koball espera manter a sequência de bons resultados nesta temporada - "nos últimos dois meses, venci 16 provas aqui no Sul", conta - e terminar a etapa de Curitiba do Circuito Caixa ao menos entre os cinco primeiros. "Sei que o percurso é duro, com muitas subidas e descidas, características daqui, e ainda terá a presença de vários quenianos, mas mesmo assim espero ir bem", destaca o atleta, com a experiência de quem já superou os temidos africanos. Em 2011, Koball venceu a Meia Maratona do Bela Vista, em Brusque, em 2011, cruzando a linha de chegada à frente do queniano Nicholas Kimeli Keter.
 
A paixão pela corrida vem de família. Incentivado pelo irmão, Gilberto Koball, o catarinense de Rio do Sul, radicado em Curitiba, começou a praticar o esporte aos 14 anos, contando com o auxílio do treinador Amauri Verissímo. Aos 17, foi passar uma temporada de três anos em São Paulo, sob orientação de Adauto Domingues, técnico de Marílson Gomes dos Santos. Os resultados não demoraram a aparecer. Gilialdo conquistou os títulos do Campeonato Sul-Americano de Cross Country de 2002, na Bolívia, e do Sul-Americano Juvenil de 2003, em Guayaquil, no Equador. Também foi o quarto colocado na Meia Maratona de Macau, China, nos Jogos da Lusofonia de 2006.
 
Atleta e treinadora - Para a curitibana Rosângela Gavinski, a prova do Circuito Caixa na capital do Paraná será uma importante etapa de preparação para os Jogos Abertos de Santa Catarina, em novembro. "Estou treinando forte para a corrida da CAIXA, visando os Jogos Abertos, e quero chegar entre as cinco primeiras, neste domingo", aponta Rosângela, quarta colocada na Meia Maratona de Curitiba, neste ano, e terceira na Maratona de Santa Catarina, em 2012.
 
Neste domingo, Rosângela ainda terá a companhia de vários atletas amadores da sua própria equipe, a Correr Gavinski Superação, formada há cinco anos. "Gosto muito da corrida, que já me deu muitas coisas. Quero passar a outras pessoas a experiência que ganhei ao longo desses 18 anos no esporte", explica a atleta e treinadora. Praticante de vôlei na adolescência, considerava-se baixa para atuar nas quadras e viu na corrida uma oportunidade de se profissionalizar.
 
Além de Rosângela e Gilialdo, o pelotão paranaense do Circuito Caixa em Curitiba contará também com Paulo Cézar Santos de Jesus, José Eraldo de Lima, Egnaldo Smicelato e Dione D' Agostini Chillemi. 
 
O Circuito Caixa já teve etapas em Goiânia (7/4), Uberlândia (11/5), Belo Horizonte (26/5), Campo Grande (9/6), Salvador (16/6), Fortaleza (4/8), Recife (11/8) e Porto Alegre (1º/9). Depois de Curitiba, segue ainda para Ribeirão Preto (19/10), São Paulo (27/10) e Brasília (24/11). Passando por quatro das cinco regiões brasileiras, o evento conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). As 12 provas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2014.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook