Brasília pode ter festa mineira na última etapa do Circuito Caixa

Giomar Pereira, tetracampeão em Brasília /  Foto: Luiz Doro/adorofoto

São Paulo - A etapa final do Circuito de Corridas Caixa 2012, que chega a Brasília neste domingo (11), pode valer a consagração de mais um atleta do Cruzeiro como líder do ranking brasileiro de corrida de rua. Perto de encerrar a temporada com os três primeiros colocados na classificação geral, a equipe mineira de atletismo levará Giomar Pereira (o nº 1, com 359 pontos) e José Márcio Leão (o terceiro, com 279 pontos) à disputa da elite masculina no Distrito Federal. A prova terá largada às 8 horas no Eixo Rodoviário Sul, na altura da quadra 106, e percursos de 5 km e 10 km.
Depois da disputa em Brasília, os fundistas da elite terão apenas mais quatro chances de somar pontos para o ranking brasileiro. Por isso, a etapa de encerramento do Circuito Caixa 2012 é fundamental para consolidar as primeiras posições. Foi no Distrito Federal que o Cruzeiro garantiu a liderança para João da Bota, em 2007, e Giomar Pereira, em 2006, 2008, 2009 e 2011. A exceção é Valdir Oliveira, que liderou a temporada em 2010, quando o queniano Emmanuel Kipkemei Bett venceu a prova brasiliense.
 
"Brasília é uma cidade que dá muita sorte para o Cruzeiro", destaca Alexandre Minardi, técnico do Cruzeiro, que vive em 2012 uma de suas melhores fases, com três fundistas nos primeiros lugares do ranking masculino, na categoria masculina, e a vice-líder na categoria feminina, Roselaine de Souza Silva. "É uma fila indiana de cruzeirenses", comemora Minardi.
 
Nesta temporada, os cruzeirenses venceram três provas (Uberlândia, Campo Grande e Porto Alegre) apenas no Circuito Caixa. "Fazemos questão de disputar o Circuito Caixa, já há vários anos, porque é uma competição importantíssima no Brasil", afirma o treinador. Para Minardi, a briga entre Giomar Pereira e Valdir Oliveira pelo topo do ranking deve se manter até o final da temporada, mas pode pender para o lado de Giomar, que não terá o companheiro de equipe na disputa do Distrito Federal, neste domingo. "O Giomar sempre vai muito bem em Brasília. Ele competiu por muitos anos pela equipe da UniDF e conhece bem a região, se sente em casa".
 
Já Roselaine de Souza Silva, vice-líder do ranking brasileiro com 357 pontos, luta para se manter na vice-liderança. Apenas 21 pontos à frente da terceira colocada, Conceição Oliveira, ela precisa de um bom resultado em Brasília. "A Rose vai disputar todas as provas até o final do ano, para segurar o segundo lugar. Mas ela vem sentindo muito os quadris e, depois da São Silvestre, vai ficar pelo menos um mês parada para fazer o tratamento mais adequado. Quero ela de volta com 110%", explica Minardi.
 
Com a chancela da CBAt, o Circuito Caixa já passou por Goiânia (1º/4), Uberlândia (12/5), Belo Horizonte (27/5), Campo Grande (3/6), Fortaleza (5/8), Recife (12/8), Porto Alegre (2/9), Curitiba (30/9), São Paulo (14/10) e Ribeirão Preto (28/10). A etapa de Brasília, em 11 de novembro, encerra a temporada da mais importante competição de corridas de rua do País, que passou por nove Estados brasileiros. Suas 11 provas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2013.