Briga pelo ranking brasileiro esquenta última corrida do Circuito Caixa

Conceição: "Vou para Brasília com muita alegria e vontade de vencer" /  Foto: Luiz Doro/adorofoto

Brasília - Uma disputa valendo as primeiras posições do ranking brasileiro de corrida de rua vai esquentar a etapa final do Circuito de Corridas Caixa 2012, neste domingo (11/11), em Brasília. Roselaine de Souza Silva, Conceição Oliveira e Maria Zeferina Baldaia, respectivamente segunda, terceira e quarta colocadas, estão a poucos pontos de distância umas das outras e podem trocar de posições no Distrito Federal.

 Para a tricampeã brasileira Conceição, a prova, com largada às 8 horas no Eixo Rodoviário Sul e percursos de 5 km e 10 km, ainda servirá como preparação para representar o Brasil na Maratona de Macau, em 2 de dezembro."Depois das três últimas provas, percebi que ainda é possível alcançar a vice-liderança. Por isso, vou para Brasília com uma alegria muito grande e com muito mais gana de brigar pela vitória", vibra Conceição, terceira colocada no ranking nacional, com 336 pontos - 21 atrás de Roselaine de Souza Silva, vice-líder, e 14 à frente de Maria Zeferina Baldaia, quarta colocada. "É a última prova do Circuito Caixa, e com certeza terá uma disputa bem difícil, nessa fase final em que as primeiras posições do ranking estão se definindo."

Entre as primeiras do ranking nacional desde o início de sua carreira nas corridas - 1ª em 2005, 2008 e 2011, 2ª em 2007 e 2010, 3ª em 2006 e 2009 - Conceição chama atenção pela resistência física. A fundista disputou 14 das 23 provas oficiais já realizadas, somou dez pódios. "No início do ano, faço o trabalho de base. Em julho, quando a musculatura começa a se desgastar, faço mais um treinamento de força e me preparo física e psicologicamente para as provas mais duras do segundo semestre. Aí consigo mais um gás para chegar até o fim do ano. E sem contusões", ressalta a piauiense. "Por isso consegui me aproximar tanto da Roselaine".

Conceição, que iniciou a temporada 2012 com a vitória no Sul-Americano de Maratonas de Caracas, na Venezuela, usará a última prova do Circuito Caixa como preparação para mais um desafio internacional: a Maratona de Macau, em 2 de dezembro. "Gostei muito da experiência na Venezuela. Agora, quero representar bem o meu país na China. E já estou cheia de expectativa para conhecer Macau. Vou usar o que sobrar de fôlego da maratona, lá, para fechar a temporada com chave de ouro na Volta da Pampulha e na São Silvestre", conta a fundista.

Com a chancela da CBAt, o Circuito Caixa já passou por Goiânia (1º/4), Uberlândia (12/5), Belo Horizonte (27/5), Campo Grande (3/6), Fortaleza (5/8), Recife (12/8), Porto Alegre (2/9), Curitiba (30/9), São Paulo (14/10) e Ribeirão Preto (28/10). A etapa de Brasília, em 11 de novembro, encerra a temporada da mais importante competição de corridas de rua do País, que passou por nove Estados brasileiros. Suas 11 provas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2013. 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook