Cearense usa massoterapia e reiki para ajudar atletas em Fortaleza

Recorde geral de participantes em Fortaleza em 2012 / Foto: Luiz Doro / adorofoto

Fortaleza - Francisco Valterci Vieira Nunes é uma espécie de anjo da guarda dos corredores de rua do Ceará e de outros Estados brasileiros. Massoterapeuta há 30 anos, o cearense de Crato alia massagem terapêutica a técnicas de reiki para tratar problemas como dores musculares e até inflamações do nervo ciático. 
 
Pelas suas mãos já passaram fundistas de ponta como Giomar Pereira, líder do ranking brasileiro de corrida de rua, e José Márcio Leão, ambos confirmados na etapa de Fortaleza do Circuito Caixa, dia 4 de agosto.
 
"No reiki, trabalhamos com a força interior de cada pessoa. Além de fazer a massagem terapêutica e aplicar a imposição de mãos, eu converso bastante com os atletas, tento ajudá-los a relaxar e meditar. O problema físico também tem relação com o psicológico, por isso sempre digo aos atletas que eles têm que acreditar na própria força", explica Francisco Valterci Vieira Nunes, conhecido como Valterci, que trata de jogadores de futebol e corredores de rua do Ceará e de várias partes do Brasil, em sua clínica em Crato.
 
Valterci começou a trabalhar com massoterapia e reiki há 30 anos em clubes de futebol, e a fama se espalhou. Um dos adeptos de seu tratamento é Adegilson Mendes da Silva, o Bingo, técnico de fundistas de Garanhuns, em Pernambuco. Bingo o indicou a José Márcio Leão, que estabeleceu o recorde brasileiro do Circuito Caixa (28min51) em Fortaleza, em 2012. Líder do ranking brasileiro, Giomar Pereira também procurou Valterci e teve uma rápida recuperação de sua lesão na coxa, no ano passado.
 
Mas a história mais marcante, para Valterci, é a do fundista pernambucano Marcos Antônio Pereira. "Ele estava com um problema no nervo ciático, parecia que não poderia mais correr. E me disse que, se voltasse ao esporte, me daria o primeiro troféu que ganhasse. Naquele ano, em 2009, o Marcos ganhou a Maratona das Cataratas do Iguaçu. O troféu está até hoje na minha clínica", conta Valterci, orgulhoso. "Depois ele ainda venceu a Maratona de Punta del Este, no Paraguai."
 
Para Alexandre Minardi, técnico do Cruzeiro, clube de Leão e Giomar, a eficácia do tratamento depende muito do estado psicológico dos atletas, e nem todos se adaptam. "Os atletas que são orientados pelo Bingo, lá em Garanhuns, se dão muito bem com esse tratamento, mas pode não funcionar tão bem para outros fundistas", aponta Minardi.
 
Inscrições para Circuito Caixa em Fortaleza estão no fim - O prazo para garantir uma vaga na etapa de Fortaleza do Circuito CaixaA termina neste domingo (28). Para se inscrever, os atletas devem acessar o site www.circuitocaixa.com.br e pagar a taxa de R$ 60,00. Maiores de 60 anos têm um desconto de 50% sobre esse valor. A prova cearense é a mais procurada pelos fundistas na competição, com recorde de inscritos - foram 4.000 competidores em 2012.
 
Inscrições para o Circuito Caixa no Recife
Até 4/8: R$ 60,00 - desconto de 50% para atletas maiores de 60 anos