Circuito Caixa leva Marilson e recorde de corredores ao Pacaembu

O brasiliense Marilson Gomes dos Santos está pronto para disputar a prova depois de Londres 2012 / Foto: Fernanda Paradizo / ZDL

São Paulo - Marílson Gomes dos Santos, melhor brasileiro na Olimpíada de Londres/2012, com o 5º lugar na maratona, e fundistas do Cruzeiro e do Palmeiras levam, no domingo (14/10), o clima de futebol para a etapa de São Paulo do Circuito de Corridas Caixa, com percursos de 5 Km e 10 Km. A largada será no Pacaembu, às 8 horas, mesmo local de chegada dos 3.750 competidores amadores - número recorde da etapa, 87% superior ao do ano passado. Nos nove anos da competição, apenas a etapa de Fortaleza, disputada em agosto passado, reuniu mais corredores: 4.000.
 
"Estou sem competir desde a maratona olímpica. Mas por ser uma prova curta, é bom para eu quebrar o gelo e pegar o ritmo de competição", diz Marílson, do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. O fundista disputará a etapa paulistana pela primeira vez. A prova servirá de preparação para a busca do tricampeonato da Maratona de Nova York (venceu em 2006 e 2008), no dia 4 de novembro.
 
Além de Marílson, a etapa de São Paulo contará com Paulo Roberto de Almeida Paula, 8º colocado na maratona olímpica e recordista da prova, com o tempo de 29min11, obtido no ano passado. Os primeiros colocados do ranking de corrida de rua da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) também estão na disputa: Giomar Pereira (líder masculino, 315 pontos), Valdir Oliveira (vice-líder, 294 pontos), Antônio Wilson Souza (3º colocado, 253 pontos) e José Márcio Leão (4º, 253 pontos). Com exceção de Antônio Wilson, todos integram a equipe de atletismo do Cruzeiro (MG). Hillary Kipgetich Kemei e Kiprono Kimosop, do Quênia, completam o pelotão de corredores de elite da prova.
 
Cruzeiro x Palmeiras no atletismo - O duelo Cruzeiro x Palmeiras vai marcar a disputa feminina. O clube mineiro será representado por Roselaine de Souza Silva, vice-líder do ranking feminino, que soma 330 pontos e tem a chance de alcançar a líder Marily dos Santos, que soma apenas 30 pontos de vantagem. Já o clube paulista, que luta contra o rebaixamento no Brasileirão, contará com a terceira do ranking, Conceição Oliveira (296 pontos), que ainda tem chance de ficar com o título neste final de temporada. 
 
Também estarão na briga Maria Zeferina Baldaia (4ª colocada, 294 pontos), Edielza Guimarães (5ª, 227 pontos), Gisele Barros (6ª, 206 pontos), Marluce Queiroz Borges (7ª, 173 pontos) e Larisse do Nascimento Souza (9ª, 137 pontos). O Quênia levará para a prova Ednah Mukhwana e Maurine Jelagat Kipchumba.
 
Superação e inclusão social - Na semana do Dia Mundial da Pessoa com Deficiência Física (11/10), o Circuito Caixa ajuda a divulgar a corrida de rua como forma de inclusão social para atletas especiais. Cláudia Schaefer e sua filha Beatriz, portadora de deficiências física, auditiva e mental, e outros 15 corredores da Achilles International Brasil, entidade de apoio a deficientes, estarão na disputa. 
 
A prova paulistana contará, ainda, com Luiz Roberto Mariano, de 62 anos, que morou nas ruas de São Paulo por dez anos e, nesse período, encontrou na corrida uma forma de, como ele mesmo diz, "extravasar". Em seus treinos na Via Dutra, chamou a atenção do dono de uma transportadora, que, sensibilizado, presenteou o atleta com um par de tênis de corrida. O presente foi o pontapé inicial para uma mudança na sua vida. O esforço do atleta para participar de competições atraiu o apoio de outras pessoas, o que possibilitou a ele completar o ensino médio. Hoje, Luiz trabalha como mecânico, encanador e pintor, além de colecionar conquistas como a medalha de prata na edição 2008 do Circuito Caixa, em São Paulo, em sua categoria por faixa etária. 
 
Herói do Atletismo - Edson Luciano, integrante do programa Heróis do Atletismo, iniciativa da Caixa e da CBAt com o objetivo de difundir a prática e a história da corrida entre crianças e jovens, será padrinho da etapa de São Paulo do Circuito Caixa. Prata nos Jogos Olímpicos de Syney/2000 e bronze em Atlanta/1996, com a equipe do revezamento 4x100 m, o ex- atleta dará a largada e participará da premiação. 
 
Kits de participação - Todos os competidores da etapa de São Paulo receberão kit de participação contendo camiseta em tecido tecnológico, número de peito e uma sacola ecológica. O kit pode ser retirado nesta sexta-feira (12/10), das 11 às 20 horas, e no sábado (13/10), das 10 às 17 horas, na Loja Centauro do Bourbon Shopping São Paulo (Rua Turiassú, 2100). Os atletas devem retirar o chip de cronometragem no dia da prova, entre 6 e 7h30, e devolvê-lo após o evento. 
 
Com chancela da CBAt, o Circuito Caixa já passou por Goiânia (1º/4), Uberlândia (12/5), Belo Horizonte (27/5), Campo Grande (3/6), Fortaleza (5/8), Recife (12/8), Porto Alegre (2/9) e Curitiba (30/9). Depois da disputa em São Paulo, a mais importante competição de corridas de rua do País segue para Ribeirão Preto (28/10), encerrando a temporada 2012 em Brasília (11/11) e concluindo, assim, a passagem por nove Estados brasileiros. As 11 provas somam pontos para o ranking da CBAt. Os dez primeiros colocados, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2013.