Circuito Caixa terá duelo entre primeiras do ranking e quenianas

Marily, líder brasileira / Foto: Luiz Doro/adorofoto

São Paulo - Oito das dez primeiras colocadas do ranking brasileiro de corrida de rua vão esquentar a briga pelo pódio do Circuito de Corridas Caixa, neste domingo (14/10), no Estádio do Pacaembu. A prova paulistana, uma das últimas da temporada, coloca em jogo pontos fundamentais para atletas como Roselaine de Souza Silva, vice-líder, que tem a chance de alcançar a líder Marily dos Santos. Com início às 8 horas, a disputa terá largada e chegada dentro do estádio e percursos de 5 km e 10 km.
 
Roselaine de Souza Silva integrou a seleção brasileira que disputou, no sábado (6), o Mundial de Meia Maratona da Bulgária, na cidade de Kavarna. Foi a 48ª e ajudou o Brasil a conquistar a 8ª posição com a equipe feminina. De volta ao Brasil, procurou descansar para a etapa de São Paulo do Circuito Caixa. "Sei que será a corrida mais forte da competição, com muitas atletas fortes da cidade, que não disputam as outras etapas. Mas estou confiante. Estou mais perto da Marily no ranking e sei que tenho chances de alcançá-la", destaca. A fundista tem 330 pontos, apenas 30 a menos que a líder na classificação geral, e uma boa colocação na capital paulista pode diminuir ainda mais a distância entre as duas.
 
A prova de São Paulo terá também Conceição Oliveira (3ª colocada, 296 pontos), Maria Zeferina Baldaia (4ª, 294 pontos), Edielza Guimarães (5ª, 227 pontos), Gisele Barros (6ª, 206 pontos), Marluce Queiroz Borges (7ª, 173 pontos) e Larisse do Nascimento de Souza (9ª, 137 pontos). Já o pelotão queniano conta com Ednah Mukhwana, vencedora da etapa paulistana do Circuito CAIXA em 2009, e Maurine Jelagat Kipchumba. 
 
De olho na temporada 2013 - O Esporte Clube Pinheiros, uma dos mais fortes equipes do atletismo brasileiro, terá cinco fundistas na disputa da elite feminina do Circuito Caixa, em São Paulo. Sirlene Souza de Pinho, segunda melhor brasileira no Mundial de Meia Maratona da Bulgária (39ª no geral), correrá com Rosângela Raimunda Faria, 7ª no ranking brasileiro dos 10.000 m, Tatiana de Souza Araújo, medalha de bronze nos 1.500 m do Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub23, Valdilene dos Santos Silva e Drielly Aparecida Nunes de Souza, respectivamente medalha de prata e de bronze nos 10.000 m do Brasileiro Sub23. "Teremos atletas especialistas em pista, que farão na etapa de São Paulo do Circuito Caixa o início da preparação para a temporada 2013, e fundistas que estão na fase final da temporada de corridas de rua", explica Cláudio Castilho, técnico da equipe do Pinheiros. 
 
Para o treinador, a prova de São Paulo do Circuito CAIXA tem dois pontos importantes: o forte nível técnico e o grau de dificuldade técnica oferecido aos competidores, condições ideais para a preparação da equipe, visando a Volta da Pampulha e Corrida de São Silvestre, no fim do ano, e as metas de 2013, o Mundial de Cross Country da Polônia, em março, e o Mundial de Atletismo de Moscou, em agosto. "A prova de São Paulo é uma das últimas da temporada, e ninguém quer perder pontos na classificação geral. O percurso da prova é misto, não totalmente plano. Além disso, diferente das outras etapas, em que os primeiros colocados do ranking só competiam entre si, em São Paulo eles terão que enfrentar muitos outros adversários", analisa Castilho. "Os atletas terão de largar forte e chegar forte. Ninguém vai quebrar, no final, e para não ficar para trás, será preciso manter contato com o pelotão principal o tempo todo."
 
O Pinheiros também levará quatro fundistas para a disputa da elite masculina, na etapa de São Paulo do Circuito Caixa: Gladson Barbosa, Rafael Novaes, Gustavo Leite Barbosa e Valdison Neves da Silva.