Circuito Caixa terá sua corrida mais forte em São Paulo

Marilson Gomes dos Santos ganha ouro nos 10.000 m no Troféu Brasil Caixa em 2011 / Foto: Wagner Carmo/CBAt

São Paulo - Marílson Gomes dos Santos, 8º colocado na maratona nas Olimpíadas de Londres 2012 e os dois primeiros colocados do ranking de corridas de rua da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Giomar Pereira e Valdir Oliveira são alguns dos corredores que, ao lado dos quenianos Hillary Kipgetich Kibet e Kiprono Kimosop, prometem fazer da etapa paulistana, a mais forte prova do Circuito Caixa de Corridas de rua. 

A disputa será realizada no domingo (14/07), com largada às 8 horas, no Estádio do Pacaembu e contará com 3.750 competidores, número recorde da etapa. Esse número é 87% maior em relação ao da última edição, e o segundo maior da história da competição, perdendo apenas para o da etapa de Fortaleza, desse ano, que levou 4.000 atletas às ruas. 

Paulo Roberto de Almeida Paula, recordista da prova com o tempo de 29min11, obtido no ano passado, e Clodoaldo Gomes da Silva, 8º colocado da São Silvestre, em 2009, melhor colocação de um brasileiro naquele ano, também estarão disputando o lugar mais alto no pódio. "Não estamos pensando em tempo, mas com certeza o Marílson vai correr entre os primeiros, no bolo principal", aponta Adauto Domingues, técnico do fundista do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. 

Marílson foi o melhor brasileiro do torneio de atletismo dos Jogos de Londres/2012, obtendo o 5º lugar na maratona. Tricampeão da São Silvestre (2003, 2005 e 2010) e recordista sul-americano de meia-maratona (59min33, em Udine/2007) e de 10 quilômetros (27min28s12, Neerpelt/2007), ele usará a prova como preparação para buscar o tricampeonato da Maratona de Nova York (que venceu em 2006 e 2008), no dia 4 de novembro.

O recordista da prova paulistana do Circuito CAIXA, Paulo Roberto de Almeida Paula, está voltando agora às competições e, portanto, prefere não arriscar palpites. "A prova servirá como uma avaliação da minha condição física.", diz. Paulo terá a seu lado o irmão gêmeo Luiz Fernando, que o ajudou nos treinos para a Olimpíada, servindo de coelho (aquele que puxa o ritmo da corrida).

Já José Márcio Leão, seu colega da equipe mineira de atletismo do Cruzeiro, está otimista em conseguir uma boa marca. "Mesmo resfriado e com dificuldades para respirar na última etapa do Circuito Caixa (realizada em Curitiba, dia 30 de outubro) consegui correr no pelotão principal até o sexto quilômetro. E só deixei escapar o terceiro lugar na reta final. Em São Paulo, acredito que vou conseguir cravar 29 minutos", apostou Leão, brasileiro mais rápido da competição, com 28min51 feitos, em Fortaleza, em agosto. E 4º do ranking brasileiro de corrida de rua, com 253 pontos.

Com a chancela da CBAt, o Circuito Caixa já passou por Goiânia (1º/4), Uberlândia (12/5), Belo Horizonte (27/5), Campo Grande (3/6), Fortaleza (5/8), Recife (12/8), Porto Alegre (2/9) e Curitiba (30/9). Depois da disputa em São Paulo, a mais importante competição de corridas de rua do País segue para Ribeirão Preto (28/10), encerrando a temporada 2012 em Brasília (11/11) e concluindo, assim, a passagem por nove Estados brasileiros. As 11 provas somam pontos para o ranking da CBAt. Os dez primeiros colocados no, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2013.

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook