Dez primeiras do ranking confirmam presença no Circuito Caixa em São Paulo

Bernadete, ao lado do líder Giomar Pereira, em Ribeirão Preto / Foto: Luiz Doro/adorofoto

São Paulo - Penúltima etapa do Circuito de Corridas Caixa 2013, a prova de São Paulo levará ao Estádio do Pacaembu as dez primeiras colocadas do ranking brasileiro de corrida de rua, neste domingo (27), situação inédita na temporada. A corrida, que terá largada às 7h30 com percursos de 5 km e 10 km, será decisiva para Maria Bernadete Cabral, Edielza Guimarães, Maria Zeferina Baldaia e Rosiane Xavier. As quatro fundistas terão duelos particulares entre si, para consolidar suas posições, na reta final da temporada.
 
Há pelo menos um mês, Maria Bernadete Cabral e Edielza Guimarães disputam a terceira posição do ranking nacional, separadas por apenas um ponto. Após a etapa noturna de Ribeirão Preto, no último sábado (19), Bernadete assumiu o terceiro lugar, com 289 pontos, mas Edielza segue na sua cola, com 288. A prova na capital paulista pode aumentar a distância entre as duas, que têm em comum a escolha do Estado de São Paulo para viver e treinar: pernambucana de Recife, Bernadete está há três anos em São Bernardo do Campo, enquanto Edielza, baiana de Utinga, mora em Pindamonhangaba.
 
"É a primeira vez que vou disputar a prova de São Paulo, e estou fazendo treinos mais leves para não me desgastar demais. O objetivo é correr bem e superar a minha adversária particular, a Edielza", revela Bernadete, que tem como treinador Adauto Domingues, técnico de Marílson Gomes dos Santos, tricampeão da São Silvestre e bicampeão da Maratona de Nova York. "Claro que se eu chegar ao pódio, será extraordinário, mas a briga mesmo, deve ficar entre nós duas."
 
"Está sendo um duelo saudável", concorda Edielza Guimarães. Campeã da etapa de São Paulo do Circuito Caixa em 2010, a fundista não arrisca uma previsão de resultado para este domingo. "A prova de São Paulo é uma das mais fortes, porque sempre conta com a presença de muitas atletas de alto nível. Mas quero subir ao pódio", afirma. 
 
Maria Zeferina Baldaia e Rosiane Xavier também devem ter o seu duelo particular, neste domingo (27). As duas estão empatadas na quinta posição do ranking, com 226 pontos. Baldaia tem a experiência a seu favor. A fundista mineira radicada em Sertãozinho, no interior de São Paulo, é dona de títulos como o da Corrida de São Silvestre (2001), da Maratona de São Paulo e da Meia Maratona do Rio de Janeiro (2008). Baldaia também já venceu a etapa de São Paulo do Circuito Caixa, em 2008. 
 
O Circuito Caixa já teve etapas em Goiânia (7/4), Uberlândia (11/5), Belo Horizonte (26/5), Campo Grande (9/6), Salvador (16/6), Fortaleza (4/8), Recife (11/8), Porto Alegre (1º/9), Curitiba (29/9) e Ribeirão Preto(19/10). Depois de passar por São Paulo, terá sua prova final em Brasília (24/11). Presente em quatro das cinco regiões brasileiras, o evento conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). As 12 provas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2014.