Duelo caseiro esquenta corrida da elite masculina no Circuito Caixa em Ribeirão

Giomar Pereira é considerado o "rei do Circuito Caixa" por ter o maior número de vitórias da competição  / Foto: Luiz Doro/ adorofoto

Ribeirão Preto - Líder e vice-líder do ranking brasileiro de corridas de rua da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Giomar Pereira e Valdir Oliveira travam um duelo caseiro pelo primeiro lugar na classificação geral. Fundistas do Cruzeiro, equipe mineira de atletismo, os dois estão separados por apenas 25 pontos e vão acirrar a disputa pelo pódio na etapa de Ribeirão Preto do Circuito de Corridas Caixa. 

 

A prova terá largada neste domingo (28), às 8 horas, na Praça Nadyr Freitas M. da Silva, com percursos de 5 km e 10 km. "A prova de Ribeirão Preto tem um percurso muito duro, que não me favorece. Mesmo assim vou brigar para continuar sendo o número um. O Valdir está chegando perto de mim na classificação e já me avisou que quer tomar o meu posto. Mas enquanto eu tiver forças, vou defender a liderança", garante Giomar Pereira, líder do ranking com 341 pontos. O fundista também espera um bom resultado na etapa de Brasília (11/11), cidade que o ajudou a garantir seus quatro títulos brasileiros na corrida de rua. "Brasília é a minha área.", confessa.

Já Valdir Oliveira, vice-líder do ranking com 316 pontos, vai a Ribeirão Preto entusiasmado pela vitória na Corrida do Círio de Nazaré, em Belém do Pará, no último domingo (21). "É difícil alcançar o Giomar nessa reta final da temporada, mas ainda teremos provas duras pela frente e vou tentar até o fim. A gente tem que acreditar", destaca o fundista.

Força de Leão - Além de Giomar e Valdir, outros fundistas terão disputas particulares na prova de Ribeirão Preto do Circuito Caixa: Antônio Wilson Souza Lima e José Márcio Leão, empatados em 3º lugar com 253 pontos, e Giovani dos Santos e Eliezer de Jesus Santos, empatados em 7º lugar com 154 pontos. 

"O Leão está bem, com uma ótima condição física, e vai com força para Ribeirão Preto", reforça Alexandre Minardi, técnico do Cruzeiro, equipe do fundista pernambucano. Apesar da torcida pelos seus atletas, o treinador lembra um outro nome: "Acho que, nesta prova, o grande favorito é o Giovani dos Santos."

Giovani, corredor da equipe Pé de Vento, de Petróplis (RJ),é o brasileiro que mais tem evoluído nas corridas, de acordo com o técnico do grupo, Henrique Viana. O fundista foi campeão sul-americano em Buenos Aires e medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (2011), ambos nos 10.000. Também foi o terceiro melhor brasileiro (9º na classificação geral) na última edição da São Silvestre. E, nesta temporada, fez a melhor marca de sua carreira na Meia Maratona, 1h02min12 - a segunda melhor do Brasil, abaixo apenas da de Marílson Gomes dos Santos.

"O Giovani também foi o décimo quarto no Mundial de Meia Maratona, em Kavarna, na Bulgária (6/10), e o primeiro não-africano, com uma marca excelente (1h02min42), considerando as condições climáticas. Ele disputou a prova sob um calor de trinta e dois graus e umidade de oitenta e cinco por cento, quando o ideal é trinta e cinco por cento. Por isso, para a prova de Ribeirão Preto do Circuito Caixa, espero uma marca bem forte dele, também", explica Henrique Viana.

O fundista terá que defender sua posição diante de Eliezer de Jesus Santos, companheiro de equipe. E também precisará enfrentar dois africanos para dar o pódio ao Brasil: o queniano Kiprono Kimosop e o etíope Fikre Assefa Robi. 

Com a chancela da CBAt, o Circuito Caixa já passou por Goiânia (1º/4), Uberlândia (12/5), Belo Horizonte (27/5), Campo Grande (3/6), Fortaleza (5/8), Recife (12/8), Porto Alegre (2/9), Curitiba (30/9) e São Paulo (14/10). Depois da disputa em Ribeirão Preto, a mais importante competição de corridas de rua do País encerra a temporada 2012 em Brasília (11/11), concluindo a passagem por nove Estados brasileiros. Suas 11 provas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2013.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook