Mães-atletas de Brasília agitam última corrida do Circuito Caixa

Mães-atletas na tenda da Next Run / Foto: Arquivo Pessoal

Brasília - De longe, o alto astral e a determinação atraem olhares para as Big Motherns, grupo de onze mães de Brasília que vai disputar a etapa de encerramento do Circuito de Corridas Caixa, dia 11, no Distrito Federal. Elas ganharam popularidade depois de criar um blog para compartilhar experiências e dúvidas. E se tornaram um exemplo ao criar o Projeto Desembarangar, no início do ano, investindo na corrida para entrar em forma e recuperar a auto-estima - tudo com muito bom humor.
 
O Projeto Desembarangar foi uma forma divertida que as Big Motherns Amanda, Ana Carolina, Andréa, Cristiane, Lidiane, Lucyanna, Maiara, Mayara, Polyanna, Raisa e Raquel encontraram para se referir ao resgate de uma vida mais saudável, que levasse em conta a harmonia entre casa, família e trabalho e, claro, a vaidade feminina. "A Raisa foi pesquisar e encontrou a Next Run, a assessoria esportiva que está nos apoiando. Eles têm até um treino especial para as crianças, aos sábados, chamado Next Generation, com atividades lúdicas", explica Maiara Albernaz, bancária e mãe de Nicole, 3 anos.
 
Maiara conta que, com a corrida, quer ser um exemplo para a filha. "A maternidade vira desculpa para a gente deixar de fazer muitas coisas, inclusive cuidar da saúde. Queremos mostrar para as outras mães que dá, sim, para acordar às cinco da manhã para treinar, ir trabalhar e ainda cuidar dos filhos. E quero que a Nicole veja isso em mim", diz a mãe-atleta, que tem oito medalhas no currículo e viu a filha disputar sua primeira corrida, a Pão de Açúcar Kids, na categoria Fraldinha.
 
"A maior dificuldade é começar, sair da acomodação e saber que terá que investir em calçado e roupa certas, orientação médica, treinos com acompanhamento. Mas o melhor de tudo é a superação. Perceber que comecei o ano sem ao menos caminhar, passei dos 5 km para os 10 km e agora vou fazer minha primeira meia maratona é algo que não tem preço", garante Maiara, que usará os 10 km do Circuito Caixa em Brasília como preparação para a prova mais longa. Com Maiara estarão também Lucyanna e Polyanna. "Hoje a mulher é multitarefa, tem que ser assim porque o Brasil é assim. Aqui mesmo, em Brasília, olho para o presidente, e é uma mulher!"
 
O encontro das Big Motherns - Amanda, Ana Carolina, Andréa, Cristiane, Lidiane, Lucyanna, Maiara, Mayara, Polyanna, Raisa e Raquel se conheceram num fórum sobre gravidez, em 2009 - algumas grávidas, outras com bebês. Da troca de informações, dúvidas e angústias surgiu uma amizade que passou do ambiente virtual para o real. As onze mães passaram a se reunir com frequência e criaram o blog www.bigmothernsbrasilia.com para registrar os encontros e dividir suas experiências.
 
"O blog tomou uma proporção que não imaginávamos. Começamos a receber muitas mensagens de mães que se identificavam com nossas histórias. Hoje, dizemos que é um segundo trabalho, não remunerado, mas pelo qual sentimos uma grande responsabilidade. Temos uma agenda cultural semanal para as crianças, que é muito procurada, e pesquisamos bastante para dar dicas como as escolas do Distrito Federal credenciadas pelo MEC, para as mães procurarem", explica Maiara. "E, com o Projeto Desembarangar, várias mães já nos procuraram dizendo que começaram a correr por nossa causa. É muito bom poder passar esse tipo de exemplo."
 
Inscrições terminam domingo - Para garantir uma vaga na última prova do Circuito Caixa 2012, em Brasília, os atletas devem acessar o site www.circuitocaixa.com.br até este domingo (4/11) e pagar a taxa de R$ 55,00. Corredores acima de 60 anos têm direito a um desconto de 50% sobre esse valor.
 
Com a chancela da CBAt, o Circuito CAIXA já passou por Goiânia (1º/4), Uberlândia (12/5), Belo Horizonte (27/5), Campo Grande (3/6), Fortaleza (5/8), Recife (12/8), Porto Alegre (2/9), Curitiba (30/9), São Paulo (14/10) e Ribeirão Preto (28/10). A etapa de Brasília, em 11 de novembro, encerra a temporada da mais importante competição de corridas de rua do País, que passou por nove Estados brasileiros. Suas 11 provas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2013.