Maria Zeferina Baldaia comanda pelotão de Ribeirão Preto no Circuito CAIXA

Maria Zeferina Baldaia, uma das favoritas em Ribeirão / Foto: Luiz Doro/ Adorofoto

Rio de Janeiro - Dona de títulos como o da Corrida de São Silvestre (2001), Maratona de São Paulo e Meia Maratona do Rio de Janeiro (2008), Maria Zeferina Baldaia é uma das atletas mais assíduas no Circuito de Corridas CAIXA, mas volta à etapa de Ribeirão Preto, sua preferida, com a emoção de quem está estreando. "É sempre maravilhoso disputar o circuito, sentir esse clima, encontrar todos os amigos. A expectativa para Ribeirão é grande, porque será uma corrida noturna", diz a mineira radicada em Sertãozinho, município próximo a Ribeirão Preto. Neste sábado (19), às 18 horas, Baldaia terá a companhia de mais oito atletas da região

Segunda corrida noturna da competição (a primeira foi em Uberlândia, desde 2012), a prova de Ribeirão Preto terá largada e chegada no Parque Dr. Luís Carlos Raya, mesmo local que abrigou o Circuito CAIXA entre 2008 e 2010. Os trajetos de 5 km e 10 km, contudo, sofreram algumas alterações, incluindo as ruas Severiano Amaro do Santos e Paschoal Bardaro, avenida Carlos Consoni, ruas Thomaz Nogueira Gaia, Luciano Mara Ignácio, Rua do Professor, avenida Wladimir M. Ferreira e por fim as ruas Eugênio Rocha Filho e Dr. Benjamim Anderson Taufler.
 
Ao lado de Baldaia, quinta colocada do ranking brasileiro, com 212 pontos, estará Joelma de Jesus, nona colocada, com 168 pontos. Natural de Sertãozinho, Joelma descobriu as corridas justamente pelas mãos da amiga e companheira de treinos. "Eu jogava basquete, quando a Maria me chamou para participar de uma prova, antes do ano de 2000, em Ribeirão Preto. Foi minha primeira corrida e nos últimos 1.500 m minhas pernas começaram a fraquejar. A Maria voltou para me buscar e ficou me incentivando para que eu completasse o percurso", lembra. 
 
Desde então, Joelma passou a dividir seu tempo entre o esporte predileto, o basquete, e a nova paixão, as corridas de rua. Só optou pela segunda em 2005 e tornou-se profissional cinco anos depois. "Hoje eu não me imagino fazendo outra coisa. Eu era ansiosa demais, não parava quieta em canto nenhum. A corrida veio para me trazer equilíbrio", destaca Joelma. A atleta está de volta ao Circuito CAIXA, nesta temporada, depois de passar um ano afastada para se recuperar de uma micro lesão no pé. Ela quer terminar a prova noturna de Ribeirão Preto entre as cinco primeiras. "É preciso pensar nas africanas, mas vencerá quem tiver mais raça."
 
Gladson Barbosa também volta ao Circuito CAIXA após um período de ausência. Natural de Ribeirão Preto, o atleta se especializou nos 3.000 m metros com obstáculos. Compete pelo Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, e é atualmente o primeiro do ranking brasileiro na prova. Com o final da temporada do atletismo de pista, Gladson voltou a se dedicar às corridas de rua e já venceu as Seis Milhas dos Bombeiros, também em Ribeirão Preto, em agosto. 
 
Além de Gladson, outros seis atletas, todos da equipe Pacer, estão na disputa da elite do Circuito CAIXA em Ribeirão Preto: Samur César Batista Inácio, Sueli Aparecida da Silva, Edmilson Galvão, Edson Britto, Alexandre Lino Pereira e Rodrigo Neves Torres.
 
O Circuito CAIXA já teve etapas em Goiânia (7/4), Uberlândia (11/5), Belo Horizonte (26/5), Campo Grande (9/6), Salvador (16/6), Fortaleza (4/8), Recife (11/8), Porto Alegre (1º/9) e Curitiba (29/9). Depois de Ribeirão Preto, segue ainda para São Paulo (27/10) e Brasília (24/11). Passando por quatro das cinco regiões brasileiras, o evento conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). As 12 provas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2014.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook