No clima da Copa das Confederações, Salvador recebe o Circuito Caixa

Às vésperas de receber jogos da Copa das Confederações, Salvador assistirá a um duelo Brasil x África / Foto: Daniel Ramalho/adorofoto

Salvador - Às vésperas de receber jogos da Copa das Confederações, Salvador assistirá a um duelo Brasil x África na orla da praia de Boca do Rio, neste domingo (16). Valdir Oliveira, campeão brasileiro em 2010, e Elson Gracioli, vencedor das maratonas do Rio de Janeiro/2007 e de Florianópolis/2012, enfrentarão os adversários estrangeiros pelo pódio do Circuito de Corridas Caixa. 
 
Os dois fazem parte de um projeto da Mizuno encabeçado por Gilmário Madureira, marido da maratonista olímpica baiana Marily dos Santos. A prova terá largada às 7 horas, no antigo Aeroclube, no Parque Atlântico (Av. Otávio Mangabeira, altura do nº 6.100).
 
"A Mizuno já patrocinou grandes atletas no passado, como Lucélia Peres e a Pretinha (Ednalva Laureano da Silva, recordista brasileira do Circuito Caixa, com 33min46 em 2007). Enviei um projeto à empresa, que voltou a investir no esporte nesta temporada, pensando na formação de um time de atletas que possam brigar por medalhas para o Brasil na Olimpíada de 2016", explica o técnico Gilmário Madureira, destacando que os atletas foram escolhidos de acordo com o seu desempenho em corridas de nível nacional, como as do Circuito Caixa.
 
O mineiro Valdir foi um dos selecionados e passou a treinar com Gilmário Mendes Madureira, visando as maratonas internacionais em 2014. Vice-campeão e melhor brasileiro na etapa de Belo Horizonte do Circuito Caixa, Valdir também ficou com o bronze na prova de Campo Grande, no último domingo (9), e é o sexto colocado no ranking brasileiro, com 106 pontos.
 
"Estou treinando muito forte para a Maratona do Rio de Janeiro, e a prova de Salvador servirá como preparação. Tenho o sonho de buscar o índice olímpico na maratona, e quero estar bem afiado quando abrir o prazo para conseguir a vaga", revela Valdir. O fundista ressalta ainda que o percurso plano e o clima de "torcida de futebol" na capital baiana serão fatores positivos. Torcedor do Cruzeiro, aliás, o mineiro acompanhará os jogos da Copa das Confederações, mas, em se tratando de futebol, não vestirá a camisa verde e amarela. "Desde que vi o Zidane jogar, em 1998, comecei a torcer pela França."
 
Força baiana contra os africanos - Gilmário Madureira ainda contará com outros nove atletas de elite da Bahia, treinados por ele, na disputa deste domingo. "Aqui em Salvador os africanos sofrem mais para correr, pelo calor e pela umidade. Os baianos estão em vantagem", defende.
 
Para enfrentar os brasileiros, o pelotão africano trará adversários de peso: os quenianos Hillary Kipgetich Kibet, campeão de quatro etapas do Circuito Caixa, três delas com recorde do percurso, incluindo a de Campo Grande, no último domingo (9/6), e Jacob Kemboi Kiprotich, vencedor em Belo Horizonte (26/5), e o tanzaniano Nelson Priva Mbuya. 
 
O Circuito Caixa celebra dez anos de história, em 2013. Passando por quatro das cinco regiões brasileiras, conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Nesta temporada o Circuito já percorreu quatro cidades: Goiânia, Uberlândia, Belo Horizonte e Campo Grande. Agora segue para Salvador (16/6), Fortaleza (4/8), Recife(11/8), Porto Alegre (1/9), Curitiba (29/9), Ribeirão Preto (19/10), São Paulo (27/10) e Brasília (24/11). As 12 corridas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2014.