Pacaembu é palco de Palmeiras x Cruzeiro no Circuito de Corridas Caixa

Conceição de olho em Roselaine / Foto: Luiz Doro/adorofoto

São Paulo - Cruzeiro e Palmeiras vão trocar o futebol pela corrida ao se enfrentarem, no domingo (14/10), no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Alguns dos melhores corredores do País vestem a camisa desses clubes e estarão disputando espaço nas ruas, na etapa paulistana do Circuito de Corridas CAIXA, com largada e chegada dentro do Pacaembu. O início da prova, com percursos de 5 km e 10 km, está marcado para as 8 horas.
 
A tradicional equipe mineira de atletismo do Cruzeiro estará representada por Roselaine de Souza Silva, vice-líder do ranking de corridas de rua da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com 330 pontos. No sábado (6/10), ela defendeu a seleção brasileira no Mundial de Meia Maratona da Bulgária, disputado na cidade de Kavarna. Já o Palmeiras entra na pista com Conceição Oliveira, terceira colocada do ranking, com 296 pontos.
 
"Estou bem preparada, dando sequência ao treinamento mais forte do segundo semestre. O foco agora é tentar chegar à frente da Roselaine, para diminuir a distância entre nós", diz ela, ciente da disputa. Mas garante que a rivalidade entre elas está apenas na briga por posições no ranking. "A pressão aumenta por ser uma disputa entre times de futebol. E até a gente brinca com essa história."
 
Para Conceição, a retomada do investimento dos grandes clubes no atletismo, em especial a corrida de rua, mostra a força do esporte que, a cada dia, ganha mais adeptos. "O fato de a corrida levar até vinte mil pessoas para as ruas está abrindo horizontes, despertando a atenção dos clubes", analisa. "Daqui a pouco, os corredores de rua terão tanta torcida quanto os jogadores de futebol".
 
Reforço mineiro na elite masculina
 
Para a disputa masculina, o Palmeiras não tem representantes, enquanto o Cruzeiro levará, para a prova de São Paulo do Circuito CAIXA, os primeiros do ranking: Giomar Pereira, líder com 315 pontos, Valdir Oliveira (vice-líder/294 pontos) e José Márcio Leão (4º colocado/253 pontos). O time também ganha o reforço dos gêmeos Paulo Roberto de Almeida Paula, 8º lugar na maratona das Olimpíadas de Londres/2012, e de Luiz Fernando de Almeida Paula, integrante da seleção brasileira no Mundial de Meia Maratona da Bulgária. 
 
"Ter times de futebol envolvidos com a corrida é um incentivo a mais. Não há rivalidade entre nós, mas o clima da torcida anima. A gente fica empolgado para defender nosso clube e subir ao pódio, ainda mais dentro de um estádio de futebol", destaca Giomar Pereira, que também é o bicampeão da etapa paulistana do Circuito CAIXA (2008 e 2009).
 
O cruzeirense prevê uma disputa acirrada em São Paulo com Marílson Gomes dos Santos e o colega de equipe, Paulo Roberto de Almeida Paula. "Espero que o percurso da corrida me favoreça. O nível será bem mais alto, com ritmo puxado. Muitos podem quebrar no final por não estarem preparados para a segunda metade da prova", analisa. "O ideal é eu correr atrás, marcando o pelotão principal, e arrancar mais para o final. Quem sabe, assim, eu conquiste uma medalha".
 
Com a chancela da CBAt, o Circuito CAIXA já passou por Goiânia (1º/4), Uberlândia (12/5), Belo Horizonte (27/5), Campo Grande (3/6), Fortaleza (5/8), Recife (12/8), Porto Alegre (2/9) e Curitiba (30/9). Depois da disputa em São Paulo, a mais importante competição de corridas de rua do País segue para Ribeirão Preto (28/10), encerrando a temporada 2012 em Brasília (11/11) e concluindo, assim, a passagem por nove Estados brasileiros. As11 provas somam pontos para o ranking da CBAt. Os dez primeiros colocados no, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2013.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook