Pacaembu recebe sete dos dez melhores corredores do país

Valdir comemora em Recife / Foto: Luiz Doro/adorofoto

São Paulo - A décima edição do Circuito de Corridas Caixa em São Paulo será marcada por um duelo particular na elite masculina. 
 
Enquanto Giomar Pereira e Ivanildo Pereira dos Anjos, o Gomes, respectivamente líder e vice-líder do ranking brasileiro de corrida de rua, têm suas posições asseguradas, Sivaldo Santos Viana e Valdir Oliveira dependem dos pontos somados na capital paulista. A prova deste domingo (27) terá largada no Estádio do Pacaembu, às 7h30, e percursos de 5 km e 10 km.
 
Sivaldo e Valdir disputam a terceira posição do ranking, separados por apenas 7 pontos. Um dos paulistas na disputa, Sivaldo tem como trunfo a regularidade. O fundista disputou 15 das 27 provas válidas pelo ranking nacional, somando 272 pontos. Entre suas principais conquistas estão o vice-campeonato na Maratona de Brasília, em maio, e na Maratona de Santa Catarina, em setembro.
 
Já Valdir Oliveira vem acumulando resultados importantes nesta temporada, como a vitória na etapa de Recife do Circuito Caixa, em setembro, e o vice-campeonato na etapa de Belo Horizonte, em maio, onde foi o melhor brasileiro. O fundista também ficou com o terceiro lugar na Meia Maratona da Bahia (julho), e nas etapas de Campo Grande, Salvador (junho) e Fortaleza (agosto) do circuito, o que lhe valeu 265 pontos e o quarto lugar na classificação. 
 
"O Valdir ficou 50 dias parados, por causa de um problema de saúde, e está melhorando aos poucos. Na prova de Ribeirão Preto, no último domingo, sentiu um pouco de cansaço porque o percurso era bem íngreme, e ele ainda não estava treinando em ladeiras. Mas agora já voltou a treinar forte, em dois turnos, e está muito bem", explica o técnico Gilmário Mendes Madureira, que também orienta a maratonista olímpica Marily dos Santos. "A tendência, agora, é só melhorar, e acredito que a etapa de Brasília do Circuito Caixa será a melhor prova dele."
 
Para o técnico, Valdir leva vantagem na disputa particular com Sivaldo Viana. "O Sivaldo acaba se aproximando na classificação porque disputa muitas provas, tem uma regularidade e vai somando pontos. Mas o Valdir, sempre vai melhor nas corridas que disputa, por estar mais descansado. E, nesta reta final, isso será muito importante para o atleta não quebrar", defende.
 
Em São Paulo, Valdir terá a companhia do companheiro de treinos José Nilson dos Santos, revelação do Circuito Caixa 2013. Vencedor da etapa de Salvador, em junho, o baiano José Nilson já está no Estado de São Paulo para se adaptar ao clima e às condições da prova, que disputará pela primeira vez. 
 
"Ele foi o vice-campeão da Corrida do Círio, em Belém, no último fim de semana, e foi convidado para ficar na casa do Eduardo Nascimento, da Gran Cursos, em Valinhos. Também poderá trocar uma boa experiência com o Valdir, que conhece bem o percurso", diz Gilmário. A expectativa para José Nilson, de acordo com o treinador, "é a melhor possível. Ele tem escolhido poucas provas, no Nordeste, sempre de 10 km, o que é uma ótima escolha, e está bem descansado, mas com ritmo de competição."
 
O Circuito Caixa já teve etapas em Goiânia (7/4), Uberlândia (11/5), Belo Horizonte (26/5), Campo Grande (9/6), Salvador (16/6), Fortaleza (4/8), Recife (11/8), Porto Alegre (1º/9), Curitiba (29/9) e Ribeirão Preto. Depois de passar por São Paulo, terá sua prova final em Brasília (24/11). Presente em quatro das cinco regiões brasileiras, o evento conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). As 12 provas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2014.