Corrida no Estádio do Pacaembu é decisiva para o ranking de 2013

Segundo maior público participante / Foto: Luiz Doro/adorofoto

São Paulo - Dos clássicos do futebol paulista para a mais importante competição de corridas de rua do Brasil. O Estádio do Pacaembu recebe, neste domingo (27), a penúltima etapa do Circuito de Corridas Caixa 2013, com motivos para comemorar. São dez anos do circuito e dez edições da corrida paulistana a serem completadas neste ano, com previsão de novo recorde de participantes. Na elite, 40 fundistas confirmaram presença na prova, que terá largada às 7h30, na Praça Charles Miller com percursos de 5 e 10 km.
 
Presente no calendário do Circuito Caixa desde a sua criação, em 2004, São Paulo se destaca pela inovação. Até 2007, a etapa teve percurso híbrido (terra e asfalto), no Jockey Club de Santo Amaro. Em 2008, foi pioneira em fazer a largada e a chegada dentro de um estádio de futebol - a tradicional Duque de Caxias, de Jacobina (BA), com chegada no Estádio José Rocha desde 1985, tem largada na Rua Getúlio Vargas. 
 
Primeiros colocados do ranking brasileiro de corrida de rua, Giomar Pereira (391 pontos) e Roselaine de Souza Silva (421 pontos) estão próximos de conquistar a liderança antecipada neste ano. Mas a etapa de São Paulo do Circuito CAIXA é decisiva para outros fundistas, como Sivaldo Santos Viana (3º colocado com 272 pontos) e Valdir Oliveira (4º, com 265 pontos), separados por apenas 7 pontos. A diferença é ainda menor na elite feminina, entre Maria Bernadete Cabral (3ª, com 289 pontos) e Edielza Guimarães (4ª, com 288 pontos). Maria Zeferina Baldaia e Rosiane Xavier estão empatadas na 5ª posição, com 226 pontos.
 
A etapa de São Paulo também contará com oito fundistas do Esporte Clube Pinheiros, um dos que mais apoiam o esporte olímpico no Brasil. Entre eles estão Gladson Barbosa, pentacampeão brasileiro dos 3.000 m com obstáculos, Rafael Santos de Novais, campeão nos 5.000 m e medalha de bronze nos 10.000 m do Troféu Brasil, e Andreia Aparecida Hessel, também medalhista de bronze nos 10.000 m do Troféu Brasil.
 
Além da elite brasileira, fundistas africanos estarão presentes na prova: Jacob Kiprotich e David Bowem (Quênia) no pelotão masculino, Jacklyne Chemwek, Consolata Cherotich (Quênia) e Jackline Sakilu (Tanzânia) no feminino.
 
Circuito Caixa valoriza a acessibilidade - A prova paulistana do Circuito Caixa também tem como marca a acessibilidade. Entidade de apoio a atletas com deficiências, a Achilles International Brasil estará presente pela segunda vez na disputa, neste domingo (27), com um grupo de competidores, entre deficientes físicos, visuais e auditivos, amputados e cadeirantes. A entidade quer motivar pessoas com necessidades especiais a praticar esportes, visando benefícios que vão desde a melhoria da condição cardiovascular e o aprimoramento da coordenação motora até a conquista da independência e a integração social. O trabalho da Achilles também inclui a formação de guias para correr com esses atletas especiais. 
 
A Klabhia Team Run também será um destaque do Circuito Caixa em São Paulo. A equipe foi formada por amigos para "escudar" Cláudia Schaeffer e sua filha, Beatriz, portadora de deficiências física (anda com dificuldade e precisa do auxílio da cadeira de rodas), auditiva e mental. "Eu não consigo ver a roda da frente do triciclo da Bia, quando estamos correndo, e ficava preocupada em bater em alguém, sem querer. Sempre pedia ajuda aos amigos, para correrem ao nosso lado", conta Cláudia.
 
O grupo, que mistura corredores com e sem necessidades especiais, faz questão de começar e terminar junto cada corrida. Foi assim na Maratona de São Paulo, quando todos se uniram nos últimos 18 km para dar força a amigos estreantes que sentiam o cansaço do final da prova. Na décima edição do Circuito Caixa em São Paulo, Cláudia e Bia terão a companhia de outras duas duplas: Erivaldo Santos Martins guiando a filha Laylla e Monalisa Salviatto Oliveira apoiando o filho Lucca. "Com o Klabhia Team Run, queremos proporcionar melhor qualidade de vida às crianças que não têm possibilidade de buscá-la por si mesmas. Seria bem bacana se esse nosso projeto pudesse avançar e sensibilizar todas as pessoas positivamente", idealiza Cláudia.
 
Para Bia, os benefícios da corrida são visíveis. Aos 18 anos, ela já ensaia cruzar, andando, a linha de chegada das provas que disputa. "Hoje a Bia é muito mais feliz, sorri sempre. Passei a tirá-la do triciclo e andar com ela no final de algumas provas e senti que era o que ela queria. E ela anda rápido, apressada, querendo correr, talvez por ver tantas pessoas ao redor correndo. Tenho fé que ainda vou ver minha filha andando sozinha", espera Cláudia.
 
Herói do Atletismo em São Paulo - O medalhista olímpico Vicente Lenílson de Lima será o padrinho da etapa de São Paulo do Circuito Caixa. O ex-velocista dará a largada da prova, no domingo (27), e fará a entrega de prêmios aos vencedores. Vicente integrou a equipe brasileira de revezamento 4x100 m que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney/2000 e nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo/2003, além do ouro no Pan do Rio de Janeiro/2007. Hoje, participa do programa Heróis do Atletismo, iniciativa da Caixa e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que tem como objetivo difundir a prática do esporte entre crianças e jovens.
 
Kits de participação - Todos os competidores da etapa de São Paulo do Circuito CAIXA receberão kit de participação contendo camiseta em tecido tecnológico, número de peito e uma sacola ecológica. O kit pode ser retirado nesta sexta-feira (25), das 10 às 22 horas, e no sábado (26), das 10 às 12 horas, na Loja Centauro do Shopping West Plaza (Rua Engenheiro Stevenson, 30- 2º Pavimento, Bloco C). Os atletas devem retirar o chip de cronometragem, no domingo, das 6 às 7 horas, e devolvê-lo após o evento.
 
O Circuito Caixa já teve etapas em Goiânia (7/4), Uberlândia (11/5), Belo Horizonte (26/5), Campo Grande (9/6), Salvador (16/6), Fortaleza (4/8), Recife (11/8), Porto Alegre (1º/9), Curitiba (29/9) e Ribeirão Preto (19/10). Depois de passar por São Paulo, terá sua prova final em Brasília (24/11). Presente em quatro das cinco regiões brasileiras, o evento conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). As 12 provas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2014.