Roselaine de Souza quer vitória e recorde no Circuito Caixa em Salvador

Roselaine, na largada da prova de Campo Grande / Foto: Luiz Doro/adorofoto

Salvador - Isolada na liderança do ranking brasileiro de corrida de rua, Roselaine de Souza Silva foi ao pódio em cinco das oito provas que disputou até agora, três vezes como melhor brasileira. Mas a fundista pretende ir ainda mais longe. 
 
Roselaine quer coroar a ótima fase com uma vitória sobre as africanas na estreia do Circuito de Corridas Caixa em Salvador, neste domingo (16), e, de quebra, fazer o melhor tempo de sua carreira nos 10 km. A disputa terá largada às 7 horas, no antigo Aeroclube, no Parque Atlântico (Av. Otávio Mangabeira, altura do nº 6.100), e percursos de 5 km e 10 km.
 
"Em Campo Grande, o esforço teve que ser maior, e mesmo assim fiz um tempo melhor do que o da Marily no ano passado (marcou 35min44, contra 36min04 da maratonista olímpica, vencedora do Circuito Caixa na cidade em 2012)", lembra Roselaine. "Agora, vou dar sequência nos treinos, com menos intensidade para me poupar um pouco, porque em Salvador sei que terei três adversários, o calor, as africanas e as outras brasileiras. Mas estou bem confiante, venho treinando muito bem."
 
A fundista de Caraguatatuba, litoral de São Paulo, tem bons motivos para comemorar. Com uma boa média nesta temporada, destacando-se o 4º lugar (segunda brasileira) na Meia Maratona de São Paulo e o 3º lugar (melhor brasileira) na etapa de Campo Grande do Circuito Caixa soma 225 pontos, 80 à frente da vice-líder do ranking, Edielza Guimarães, que também estará em Salvador.
 
"Subir ao pódio já é uma vitória e tanto, é o meu foco. Mas claro que penso em fazer uma boa marca. Quem sabe, nesse percurso plano de Salvador, eu consiga fazer o meu melhor tempo nos 10 km", torce Roselaine, representante feminina do Cruzeiro, equipe mineira de atletismo, na capital baiana.
 
Melhores fundistas brasileiras x quenianas - No pelotão de elite feminino em Salvador, Roselaine de Souza Silva e Edielza Guimarães juntam-se a Kleidiane Barbosa Jardim (4ª do ranking com 129 pontos), Joelma de Jesus (6ª, 105 pontos), Maria Zeferina Baldaia (7ª, 90 pontos), Rosiane Xavier (10ª, 74 pontos), Larisse do Nascimento (12ª, 69 pontos) e Marluce Queiroz Borges (13ª, 52 pontos). Juntas, elas têm a missão de derrotar as quenianas Consolata Cherotich, 4ª colocada na etapa de Uberlândia do Circuito CAIXA e 2ª em Belo Horizonte, e Caroline Jepkemei Kimosop.
 
Herói do Atletismo em Salvador - Titular da equipe de revezamento 4x100 m da seleção brasileira por mais de uma década, André Domingos é o padrinho da etapa de Salvador do Circuito Caixa. O ex-velocista tem um encontro marcado com as crianças nesta sexta-feira (14), às 14 horas, no Espaço Cultural Caixa Salvador (Rua Carlos Gomes, 57 - Centro). No domingo, dará a largada da prova e participará da premiação aos vencedores. 
 
André Domingos escreveu seu nome na história do atletismo nacional. Tem duas medalhas olímpicas: bronze nos Jogos de Atlanta/1996 e prata em Sydney/2000. Também conquistou o bronze no Mundial de Sevilha/1999 e prata em Paris/2003. Hoje, o ex-atleta integra o programa Heróis do Atletismo, iniciativa da Caixa e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que pretende difundir a prática do esporte entre crianças e jovens.
 
Kits de participação - Todos os competidores da etapa de Salvador receberão kit de participação, contendo camiseta de tecido tecnológico, número de peito e uma sacola ecológica. O kit pode ser retirado na Loja Centauro do Shopping Iguatemi (Av. Tancredo Neves, 148 - loja 9/12) nesta sexta-feira (14/6), das 10 às 20 horas. No sábado (15/6), o horário de retirada do kit foi restringido das 10 às 15h30, devido à chegada da Copa das Confederações à cidade. Não haverá entrega no dia da corrida. Os atletas devem retirar o chip de cronometragem no domingo, das 5h30 às 7 horas, e devolvê-lo após o evento. 
 
O Circuito Caixa celebra dez anos de história, em 2013. Passando por quatro das cinco regiões brasileiras, conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Nesta temporada o Circuito já percorreu quatro cidades: Goiânia, Uberlândia, Belo Horizonte e Campo Grande. Agora segue para Salvador (16/6), Fortaleza (4/8), Recife(11/8), Porto Alegre (1/9), Curitiba (29/9), Ribeirão Preto (19/10), São Paulo (27/10) e Brasília (24/11). As 12 corridas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2014.