Ana Marcela e Victor Colonese vencem em Belém

Ana e Victor Colonese / Foto: Satiro Sodré/CBDA

Belém - Ana Marcela Cunha, do Sesi/SP, e Victor Colonese, da Unisanta, venceram a 7ª etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, que foi realizada em Belém do Pará. Victor chegou em 1h00m45 seguido por Matheus Evangelista, do Grêmio Náutico União e Lucas Oliveira, do Sesi (1h00m54s).
 
Ana foi a quarta colocada geral, entre homens e mulheres. Completaram o pódio feminino Mariana Serrano Souza, do Sesi/SP (1h06m19s), e Catarina Ganzeli, da Unisanta/SP (1h06ms24s). A prova em Belém foi um desafio para os que conseguiram concluir devido a forte correnteza.
 
"Fiquei bem feliz em ganhar e principalmente por ter sido a quarta colocada geral. Como eu já nadei aqui outras vezes sabia a melhor estratégia para não sofrer tanto com a maré, que vira na metade da prova, que é o pior momento. Agora só falta Inema (Decisão do Campeonato Brasileiro em novembro). Depois nado o Open (última competição de natação em dezembro) e tenho duas semanas de férias", explicou Ana.
 
Victor disse que foi buscar o resultado. - Eu não sabia muito bem esse lance da maré, mas olhei e via a Ana e o Matheus muito longe. Fui atrás deles e consegui buscar o resultado - disse Victor.
 
Em Belém foram 56 atletas representando 26 clubes. Ana foi vice-campeã mundial dos 10km e bronze nos 5km no Mundial dos Esportes Aquáticos de Barcelona, em julho deste ano, e campeã mundial dos 25km no Mundial anterior, em Xangai/ 2011. Ela também é a atual campeã nacional e duas vezes campeã da Copa do Mundo (2010-2012), circuito internacional da FINA disputado no percurso olímpico de 10 quilômetros.
 
Na etapa anterior, em agosto, em Brasília, Ana saiu vencedora e Samuel de Bona, do Grêmio Náutico União, foi o campeão no masculino. Samuel ficou fora da etapa de Belém, mas o segundo colocado em Brasília, Victor Colonese, da Unisanta, conseguiu mais pontos para disputar o título nacional nas últimas etapas que acontecerão em Inema, na Bahia, de 28 a 30 de novembro.
 
O Brasil tem crescido nas maratonas aquáticas, que desde agosto deste ano passou a ser mais um esporte no programa dos Jogos Olímpicos e não mais uma das provas na grade de eventos da natação. No último Campeonato Mundial o Brasil sagrou-se campeão da modalidade com uma medalha de ouro, duas de prata e duas de bronze.