Nado SIncronizado ganha velocidade e está pronto para estreia
Guadalajara - O nado sincronizado brasileiro entrou na Vila Pan-Americana na 2ª feira, dia 10 de Outubro, e treina intensamente para se manter no pódio pan-americano.
Uma das técnicas da seleção brasileira, Andrea Curi, analisou o progresso da equipe. "Do Mundial de Xangai pra cá demos um grande salto. Nosso dueto está mais frenético. E de uma maneira geral, melhoramos a construção da coreografia e ganhamos mais velocidade. Pelo que vimos do treino do México, não há muita diferença do que apresentaram no Mundial "(nota: o México deve ser um dos principais adversários da equipe brasileira), afirmou Andrea.
A primeira prova da competição da modalidade acontece no dia 18/10, com a rotina técnica (coreografia) do dueto, formado por Nayara Figueira e Lara Teixeira. No dia seguinte acontece a rotina técnica da equipe. No dia 20/10, o dueto volta à piscina para a rotina livre, cuja pontuação será somada à rotina anterior para ser dada a nota final. Por fim, no dia 21/10, o mesmo acontece com a equipe que disputa a rotina livre.
Os Jogos Pan-Americanos seguem o programa olímpico, ou seja, não há disputa de solo nem competição separada de rotinas livre e técnica. A nota final das atletas é dada pela soma das duas coreografias. A disputa do nado sincronizado em Guadalajara acontece no intervalo entre as eliminatórias e as finais da natação, de 14h às 17h.