Promessa para Jogos Olímpicos Rio 2016 vence torneio juvenil de nado sincronizado

Carioca do Méier, Nathalia Almeida tem apenas 14 anos e já desponta como promessa dos esportes aquáticos brasileiros para os Jogos Olímpicos de 2016, que serão disputados no próprio Rio de Janeiro onde nasceu / Foto: CBDA / Satiro SodréRio de Janeiro - Carioca do Méier, Nathalia Almeida tem apenas 14 anos e já desponta como promessa dos esportes aquáticos brasileiros para os Jogos Olímpicos de 2016, que serão disputados no próprio Rio de Janeiro onde nasceu. Com uma peculiaridade: Nathalia quer competir em duas modalidades nas quais já acumula medalhas: nado sincronizado e natação.

  Na semana passada, por exemplo, ela foi campeã nas provas de solo e figuras do I Interfederativo Juvenil de Nado Sincronizado, disputado no Parque Aquático Júlio de Lamare, no Rio de Janeiro.

“Existem vantagens ao fazer as duas modalidades simultaneamente. A natação ajuda no nado sincronizado porque ganho mais propulsão. Por outro lado, o nado sincronizado me dá mais fôlego e resistência na natação”, conta Nathalia, que este ano foi contemplada com a Bolsa-Atleta por seu desempenho no Campeonato Sul-Americano de Nado Sincronizado, realizado em 2009, em Mar Del Plata, na Argentina, quando obteve o segundo lugar.

Já no último Sul-Americano Juvenil, realizado em Lima este ano, Nathalia foi considerada a melhor atleta de natação: obteve duas medalhas de ouro, uma de prata, uma de bronze e um quarto lugar. Ainda quebrou o recorde sul-americano nos 200 metros medley e igualou o recorde sul-americano dos 4 x 100 metros livre. No nado sincronizado, conseguiu três medalhas de ouro e o Troféu El Delfin – Atleta Eficiência, concedido aos destaques da competição.

“Fico feliz com o resultado. Foi um dia muito bom. Tudo correu bem e eu estava confiante para a prova, mas tenho muito o que melhorar”, afirmou a atleta após vencer as duas provas do I Interfederativo, realizadas na quinta e sexta-feiras.

Seleção Brasileira - Praticante de natação desde os dois anos de idade, aos quatro Nathalia já integrava a equipe mirim federada. Hoje é atleta da Seleção Brasileira e do Tijuca Tênis Clube, que também apoia financeiramente a nadadora. Filha de uma professora de natação e de um fisiologista de time de futebol, tem dois irmãos nadadores.

Embora a meta principal seja disputar as duas modalidades nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, seu técnico de natação, Fernando Arleon, acredita que ela já possa competir em 2012, nas Olimpíadas de Londres. “Caso a gente perceba que é possível, os planos serão adiantados. Mas na Inglaterra a ideia é ganhar experiência. Em 2016 é que ela terá chances reais de ganhar medalhas”, afirma Arleon.