Brasil é campeão mais uma vez em final com os EUA

Pedro Stellet  / Foto: Satiro Sodré / divulgação CBDA

Rio de Janeiro - O polo aquático masculino brasileiro manteve sua hegemonia na base. Depois de dominar a modalidade nas Américas nas últimas temporadas, o Brasil derrotou neste sábado (31/8) os EUA em jogo emocionante por 9 a 8 e conquistou o título do Pan-Americano Junior (Sub 17), em Buenos Aires, na Argentina. Na disputa do bronze, vitória do Canadá sobre a anfitriã Argentina por 10 a 6. É o terceiro título consecutivo dos brasileiros.

Esta competição foi para jogadores nascidos a partir de 1996. Na edição anterior, há dois anos, em Porto Rico, para atletas nascidos a partir de 1994, os brasileiros também venceram os americanos na decisão por 15 a 13. Hoje (sáb), o Brasil dominou os dois primeiros quartos, chegando a colocar 5 a 0 no placar. A metade do jogo terminou com vantagem brasileira por 5 a 1.
 
Mas nos dois últimos e emocionantes períodos, a equipe americana cresceu. No terceiro quarto, os Estados Unidos venceram por 3 a 0 e diminuíram seu prejuízo para 5 a 4. No início do quarto final, empate em cinco gols. O Brasil ficou novamente em vantagem, mas os americanos empataram novamente em seis gols. Foi aí que a seleção brasileira despertou e estabeleceu uma nova boa vantagem: 9 a 6. Mas os americanos ainda não estavam "mortos" e encostaram no marcador. Mas não foi suficiente, Brasil medalha de ouro com sua geração 2016.
 
Na disputa de 2011, em San Juan, Porto Rico, quatro jogadores do time atual também se fizeram presentes, sob o comando do mesmo treinador de agora, Ângelo Coelho: Pedro Stellet, Pedro Real, Guilherme Gomes e o capitão em 2013, Henrique Vasconcelos.
 
No primeiro jogo deste sábado (31/8), a seleção do Peru garantiu o 5º lugar, após a vitória sobre Trinidad Tobago por 6 a 1. O Uruguai terminou na 7ª e última colocação.
 
Ainda hoje (sáb), o Brasil volta à piscina para a disputa da medalha de bronze na versão feminina do Pan-Americano Junior de polo aquático. A disputa será contra Porto Rico, a partir das 14h30. A decisão feminina, marcada para as 15h45, será entre EUA e Canadá.