Brasil é derrotado pela Espanha na estreia

O polo aquático brasileiro compete no Cazaquistão / Foto: Satiro Sodré / AGIFCazaquistão - O Brasil estreiou nesta 3ª feira, 12/6, na Super Final da Liga Mundial Masculina de polo aquático, em Almaty, no Cazaquistão. Os brasileiros foram derrotados pela Espanha por 8 a 3 (BRA 3 x 3 ESP / 0 x 2 / 0 x 2 / 0 x 1). Os gols brasileiros foram do capitão Felipe Santos, Gustavo "Grummy" Guimarães e Henrique Moniz Miranda, nesta ordem. O próximo adversário será a Austrália, às 7h50, de Brasília, desta 4ª feira, 13/6. Os autralianos também perderam seu primeiro jogo: 14 a 11 para a Croácia. Croatas e espanhóis lideram o grupo B, com dois pontos, enquanto brasileiros e australianos estão com zero.

Pela chave A, a Itália superou a China por 10 a 9, enquanto os EUA venceram o Cazaquistão por 11 a 8. Esta é a primeira vez que a seleção brasileira participa da Super Final da Liga Mundial de polo aquático. A atual campeã é a Sérvia, ausente da Super Final deste ano. Em 2011, a Itália foi a vice e a Croácia conquistou o bronze, com os EUA terminando em quarto.

A competição segue até o domingo, dia 17/6. As duas semifinais de sábado, 16/6, e os quatro jogos do último dia, que definirão as colocações, do 1º ao 8º lugar, serão transmitidos pela FINA Tv na internet.

O técnico brasileiro, Ângelo Coelho, disse como viu a estreia de sua equipe.

"Achei a defesa razoável. Perder não é bom e ninguém fica satisfeito. É necessário fazer um trabalho mental e físico, principalmente, para que nossos atletas sejam capazes de aguentar defender e atacar. Essa deficiência ficou patente nos dois últimos quartos. Gastou-se muita energia na defesa. Seria fundamental um trabalho físico mais intenso nos clubes. Mas, considerando o resultado do pré-olímpico e o de hoje frente a Espanha, acho que houve evolução", disse Ângelo. Já o capitão do time brasileiro, Felipe Silva, acha que poderia ter sido melhor.

"O jogo poderia ter sido melhor pra nós. Continuamos cometendo erros que precisamos corrigir, ou pelo menos, minimizar ao máximo. Porém, o placar de hoje mostra que evoluímos", resumiu Felipe.