Brasil está entre os quatro melhores do mundo no polo

Felipe Silva / Foto: Satiro Sodré / SSPress

Rio de Janeiro - Mais uma vez a seleção brasileira de polo aquático masculino fez história em Bérgamo, na Itália.  Pela primeira vez, a equipe brasileira classificou-se para a Semifinal da Super Final da Liga Mundial da modalidade, com a vitória por 9 a 8 sobre a Austrália, nesta 6ª feira (26/6). 
 
 
As parciais foram de BRA 1 x 2 AUS / 2 x 2 / 4 x 2 / 2 x 2. O Brasil joga pela semifinal, neste sábado (27/6), a partir das 13h40, de Brasília, contra a Sérvia (currículo da Sérvia no final), que passou pela China por 25 a 10. Os EUA também são semifinalistas com a vitória por 8 a 7 sobre a Hungria, com um gol de penalti, marcado por Tony Azevedo - nascido no Brasil - a três segundos pro fim. O campeonato vai até o domingo, 28/6, com transmissão pela TV FINA.
 
A seleção australiana, conhecida como ‘Aussie Sharks’, é duas vezes medalhista de bronze na Liga Mundial e ficou em 7º lugar nos últimos Jogos Olímpicos, em Londres/2012. Brasil e Austrália fizeram um jogo equilibrado do início ao fim, com sete roubadas de bola para cada time. Em apenas duas vezes, uma das equipes ‘escapou’ no marcador por dois gols de vantagem: a Austrália nos 5 a 3 do início do terceiro quarto, e o Brasil já no fim, quando fez 9 a 7, no quarto final. E foi muito importante a participação do treinador brasileiro, o croata Ratko Rudic, quando pedia tempo para montar uma jogada de ataque, como no ‘homem a mais’ que originou o 8º gol brasileiro, marcado por Adrian.
 
O capitão brasileiro, Felipe Perrone, foi o nome do jogo com três gols em chutes potentes, e duas assistências pelo centro de ataque que resultaram em belos gols de Adrian e de Josip Vrlic.  O goleiro Vinícius Antonelli, que jogou a partida inteira, foi outro destaque, principalmente no último período quando fechou o gol. O último gol da partida foi marcado pelos australianos aos 1’48” para o fim. Demonstrando experiência e inteligência, o Brasil soube se defender e segurar o placar para desespero do treinador australiano, Elvis Fatovic. Os gols brasileiros foram de Felipe Perrone (3), Josip Vrlic (2), Adrian Delgado (2), Gustavo Grummy e Guilherme Gomes.
 
Com a vitória, o Brasil superou a meta pretendida de chegar entre os seis melhores da Liga e superar a 7ª colocação, obtida no ano passada, até hoje, nossa melhor posição na Liga Mundial. Como semifinalista (Top-4), os brasileiros estão na luta por medalha e ganham moral para a disputa da medalha de ouro no Pan de Toronto, o maior objetivo de 2015.
 
A Sérvia conquistou a medalha de bronze nas duas últimas Olimpíadas, em Londres/2012 e Pequim/2008. A partir dos Jogos de Barcelona/1992, no início como Sérvia & Montenegro, e depois apenas como Sérvia, o país conquistou uma medalha de prata e três de bronze em Olimpíadas, e duas de ouro, duas de prata e uma de bronze em Mundiais de Esportes Aquáticos. Mas se levar em conta as medalhas do tempo da antiga Iugoslávia são 11 medalhas olímpicas (3-5-3) e 10 em Mundiais (4-2-4). Em Ligas Mundiais, a Sérvia é a maior vencedora com oito títulos (os dois primeiros como Sérvia & Montenegro), e ainda uma prata como Sérvia & Montenegro, e mais um bronze, já como Sérvia.
 
Veja Também: