Brasil vence Canadá e já é Top-8 do Mundial Junior

A geração 2016 do polo aquático masculino brasileiro já está entre os oito melhores do mundo / Foto: Satiro Sodré/AGIF

Rio de Janeiro - A geração 2016 do polo aquático masculino brasileiro já está entre os oito melhores do mundo no Mundial Junior da Hungria. Nesta 5ª feira, 15/8, a equipe brasileira derrotou o Canadá por 5 a 2, parciais de BRA 1 x 1 CAN / 1 x 0 / 1 x 1 / 2 x 0. 
 
Agora, o Brasil enfrenta a forte Croácia, que descansou na rodada por ter ficado em primeiro lugar na chave D, na fase de classificação, encerrada ontem (qua, 14/8). A competição vai até domingo, 18/8, na cidade húngara de Szombathely, na Hungria, e é para jogadores de até 20 anos.
 
No Mundial anterior, os brasileiros terminaram em 12º lugar, enquanto os croatas terminaram na 6ª posição. Na ocasião, o título ficou com a Sérvia, seguida por Espanha, Grécia, Austrália e Itália. Se passar pelos croatas, os brasileiros jogarão contra o vencedor de Espanha (1ª colocada da chave C) e Hungria ou Uzbequistão, que se enfrentam hoje (qui), no final da jornada, em partida marcada para as 13h30, hora de Brasília.
 
No jogo frente aos canadenses, o time brasileiro esteve no domínio a partida inteira. O máximo que o Canadá conseguiu foi atingir a igualdade no primeiro quarto, após o Brasil sair na frente, com gol de Gustavo Grummy. Pedro Real colocou o Brasil novamente na frente no segundo período, em jogada de homem a mais.
 
No terceiro quarto, o Brasil ampliou a vantagem com Gabriel Salgado, mas os canadenses diminuíram a desvantagem para 2 a 3. No quarto final, Gustavo Grummy, capitão do time, balançou a rede em duas oportunidades, a segunda em homem a mais. Na partida de hoje (qui), somente Felipe Martins, Pedro Tayer e o goleiro Bernardo Campos não chegaram a entrar na piscina.
 
Na disputa pela medalha, outro jogo já decidido nas quartas-de-final é Itália x EUA. Os italianos, assim como os croatas, tiveram dia livre hoje (qui) por terem sido os primeiros colocados no grupo A. Já os americanos venceram os japoneses por 19 a 6, logo após a partida do Brasil.
 
Os outros jogos de hoje que definirão quem irá para as quartas-de-final são Rússia x Austrália (o vencedor pega a Sérvia) e Hungria x Uzbequistão (quem passar enfrenta a Espanha). Os perdedores destas duas partidas se juntam a canadenses e japoneses na disputa do 9º ao 12º lugar (resultados mais tarde, neste espaço, no site da CBDA).
 
Na disputa do 13º ao 16º lugar, vitória da Eslováquia sobre o Cazaquistão por 17 a 6, e da África do Sul sobre a Colômbia por 11 a 9. Agora, eslovacos e sul-africanos disputam o 13º lugar, enquanto Colômbia e Cazaquistão jogam pelo 15º lugar.
 
O campeonato na Hungria tem a participação de 16 países, que na fase de classificação foram divididos em quatro grupos: A = Itália, Hungria, Canadá e Colômbia. B = Sérvia, Brasil, África do Sul e Uzbequistão. C = Espanha, Rússia, EUA e Eslováquia. D = Croácia, Austrália, Cazaquistão e Japão.
 
Brasil = 1 - Marcelo Manfrini / 2 - Marcos Junior / 3 - Felipe Martins / 4 - Pedro Real / 5 - Pedro Tayer / 6 - Bernardo Gomes / 7 - Pedro Borges / 8 - Henrique Vasconcelos / 9 - Guilherme Gomes / 10 - Gabriel Salgado / 11 - Gustavo "Grummy" Guimarães / 12 - Pedro Stellet / 13 - Bernardo Campos. Técnico: Ângelo Coelho. Auxiliar-técnico: Frank Diaz. Supervisão: Mirko Blazevic.