Clássico Flu x Pinheiros abre a terceira rodada do returno

Bernardo Gomes / Foto: Satiro Sodré

Rio de Janeiro - Além do principal clássico brasileiro na modalidade, Fluminense x Pinheiros (com arbitragem de Eduardo Ajuz & Natacha Florestano), a partir das 15 horas deste sábado (2/11), a 3ª rodada do returno da VI Liga Nacional Polo Aquático/II Super Liga Nacional Correios/Bradesco-Lei de Incentivo de Polo Aquático Masculino 2013 terá duas partidas decisivas na briga por vagas nas semifinais. Às 16h20m, o Botafogo enfrenta o Sesi (árbitros: Fábio Torelli & Jorge Fernandes) e, no encerramento da tripla jornada, o Flamengo duela com o Paulistano (Eduardo Ajuz & André Dester no apito), às 17h30m. Todos os jogos serão realizados na piscina da Escola Naval do Rio de Janeiro.

Se o Tricolor depende de uma vitória em quatro jogos para confirmar a primeira posição na fase de classificação, o que pode acontecer já neste fim de semana, as três vagas restantes para a luta final pelo título se encontram em aberto. O Sesi ocupa a vice-liderança com cinco vitórias, seguido de perto por Botafogo, Pinheiros e Paulistano com quatro. O Flamengo, que soma duas vitórias, tem a obrigação de vencer na rodada para manter as esperanças.
 
Além disso, os postulantes pretendem fazer o possível para escapar de um confronto com o Tricolor na semifinal em razão do poderio do líder e atual bicampeão, comandado por Felipe Perrone, Josip Vrilic e Ádria Delgado. O Sesi, capitaneado por Tony Azevedo, um dos melhores jogadores do mundo, ficará perto de terminar na segunda posição se superar o rival de sábado. Porém, o jovem time alvinegro carioca sabe da importância da vitória ainda mais sobre um adversário direto e promete se empenhar ao máximo em busca do objetivo. “Não adianta só depender de outros resultados, temos que fazer a nossa parte e vencer os jogos importantes”, disse o atacante do Botafogo, Rafael Farias, o Polegar.
 
Já o Paulistano embalou uma série de três vitórias consecutivas após um início irregular e entrou de vez na luta por um lugar nos playoffs. O seu principal artilheiro, Gustavo “Gu” Coutinho atravessa uma fase iluminada e marcou cinco gols na importante vitória sobre o Botafogo, no último sábado (26/10). Já o Flamengo terá novamente o seu time completo já que alguns jogadores foram desfalques no último sábado em razão de estarem envolvidos com o ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio). O Rubro-Negro terá também o seu goleador, Pedro Stellet, destaque do Brasil na campanha do tricampeonato pan-americano junior, em 2013.
 
Até um experiente craque está empolgado com as emoções da VI Liga Nacional Polo Aquático/II Super Liga Nacional Correios/Bradesco-Lei de Incentivo de Polo Aquático Masculino 2013. O atacante italiano Leonardo Sottani, com uma Olimpíada (Pequim-08) e Mundiais no currículo, não esconde a ansiedade para jogar o clássico Fluminense x Pinheiros, que decidiu todas as cinco primeiras edições da Liga, com o clube paulista saindo vencedor nas três primeiras.
 
"Eu espero que o clássico seja um bom jogo. Pinheiros é um time forte e com tradição aqui no Brasil. Por isso, nós vamos com muito respeito e força para este jogo", disse Sottani, que classificou o jogo como um autêntico “derby”.
 
Depois de nove rodadas da VI Liga Nacional de Polo Aquático/II Super Liga Nacional Correios/Bradesco-Lei de Incentivo de Polo Aquático Masculino 2013, o Fluminense lidera com oito vitórias e 100% de aproveitamento; seguido pelo Sesi, com cinco vitórias; Botafogo, Pinheiros e Paulistano, com quatro vitórias; Flamengo, com duas vitórias, e a Hebraica, que ainda não venceu na competição.
 
A VI Liga Nacional de Polo Aquático acontece com recursos dos Correios – patrocinador oficial dos esportes aquáticos do Brasil – e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo-Piva/Governo Federal, Ministério do Esporte, Hammerhead e Sadia.