Esquenta a luta pela liderança do brasileiro de polo

Jogadores do Flamengo de polo aquático, em São Paulo. Agora a disputa será no RJ / Foto: Esporte Alternativo Rio de Janeiro/RJ – Faltando um mês para o final, a III Liga Nacional Correios-Bradesco de Polo Aquático está na terceira fase com os times dando o máximo para somar pontos na classificação do campeonato e, em dezembro, subir no pódio do Campeonato.

 

Os jogos da rodada de sábado e domingo, 13 e 14/11, na Escola Naval (ver tabela no final), começam a definir posições para as quartas de final. Flamengo, Paulistano, Tijuca Tênis e Sesi tentarão vitórias para se aproximar um pouco mais dos primeiros na classificação geral– Pinheiros (11 pontos), Fluminense (10) e Botafogo (6).

Na rodada anterior, o Pinheiros chegou ao topo, com 11 pontos, e ultrapassou o Fluminense/BNY Mellon em um ponto. Mas a equipe carioca tem dois jogos a menos. O rubro-negro carioca totaliza três pontos, se igualando ao Paineiras - com vantagem no saldo de gols e no confronto direto - e superando o Sesi (dois pontos) e o Tijuca (um ponto). O Paulistano tem quatro pontos na competição.

O Pinheiros foi o campeão das duas primeiras edições da Liga (2008 e 2009) e está empenhado na conquista do terceiro título. Assim como no Campeonato Brasileiro de Futebol, Fluminense e Botafogo estão entre os primeiros e estão na briga pelo título.

A edição 2010 da Liga Nacional começou em setembro com a inédita participação de times do nordeste e sul do país. As vitórias valem dois pontos e os empates um ponto para cada time.

Pescando talentos – A Liga Nacional foi criada há três anos para dar mais volume de jogos aos nossos atletas, proporcionar maior intercâmbio e auxiliar na descoberta e desenvolvimento dos novos talentos. Na rodada deste final de semana as equipes poderão ver a análise do desempenho de seus atletas com o equipamento Dartfish.

O programa é usado pelas principais equipes do mundo e foi tema de matéria de capa do jornal New York Times, em fevereiro, devido às análises feitas nos Jogos Olímpicos de Inverno. 

O ‘Dartfish’ é um software que capta imagens com tamanha precisão que possibilita análises táticas e um tratamento estatístico das ações de jogo.

Ele é usado por entidades como a USA Volleyball e a USA Gymnastics. No Brasil também já é utilizado por equipes de basquete, judô e futebol entre outros. Na CBDA, a natação tem um programa avançado de biomecânica desde 2002.

Com o planejamento já todo traçado visando os Jogos Olímpicos Rio 2016, a diretoria de polo aquático da Confederação adquiriu o programa com recursos dos Correios para aperfeiçoar o trabalho técnico.

3ª Fase – Liga Nacional Correios/Bradesco de Polo Aquático

13/11 – Sábado
11h00 – Flamengo x Paulistano
12h15 – Tijuca Tênis x SESI

14/11 – Domingo
10h00 – Flamengo x SESI
11h15 – Tijuca Tênis x Paulsitano

Classificação geral até 7/11

1) Pinheiros – 11 pontos
2) Fluminense – 10 pontos
3) Botafogo – 06 pontos
4) Paulistano – 04 pontos
5) Flamengo – 03 pontos
6) Paineiras – 03 pontos
7) SESI – 02 pontos
8) Tijuca Tênis - 01 ponto