Fluminense é campeão mais uma vez

O Fluminense-BNY Mellon conquistou mais uma vez a Taça Brasil de polo aquático masculino / Foto: DivulgaçãoRio de Janeiro - O Fluminense-BNY Mellon conquistou mais uma vez a Taça Brasil de polo aquático masculino ao derrotar o Botafogo por 17 x 16 na soma do tempo normal (11 x 11), prorrogação (2 x 2) e penalidades máxima (4 a 3).

Esta é a oitava vez consecutiva que o clube carioca vence a competição principal da CBDA no primeiro semestre, mas a 7ª com este nome, pois a primeira chamou-se Copa Brasil.

O Tricolor acertou suas quatro cobranças, enquanto o Botafogo acertou três, perdendo os dois últimos, defendidos pelo goleiro Marcelo Chagas, o menos vazado da competição, com 59 gols, já contabilizados os três da decisão por pênaltis. Já o artilheiro da competição foi o montenegrino Sasi Misic, do Flamengo, com 21, seguido de perto por Gustavo "Grummy" Guimarães, do Sesi/SP, com 20, e um pouco depois por Adria Delgado, do Fluminense, com 16 (contabilizado o da decisão por pênaltis).

"Demoramos a encaixar o jogo, mas depois, a medida que o cansaço ia batendo nos jogadores, fomos encostando até igualar tudo. A competição foi dura, com muito jogo em poucos dias, e talvez por isso, a final não foi tão boa tecnicamente. Mas os estrangeiros que vieram são muito bons, nos dois lados, e só lamento ter ido pros penaltis, pois nenhum dos clubes merecia isso. Acho isto injusto e preferia o "golden goal", conhecido como morte súbita, pelo menos na decisão", revelou Kiko Perrone, capitão do Fluminense.

O jogo foi cheio de alternativa, com o Tricolor vencendo o primeiro período, mas perdendo feio o segundo. O Botafogo se manteve na liderança do placar por bom tempo, mas o Tricolor começou a reagir e a ficar a apenas um gol do empate. No último quarto, o Fluminense encostou de vez, empatou e chegou a ter a bola do jogo a menos de 30 segundos pro fim, mas não aproveitou.

Na prorrogação, o Tricolor saiu na frente no primeiro tempo, mas o Botafogo foi melhor no segundo tempo e chegou a ter a chance da vitória e do título a dois segundos pro fim. Mas no final, novo empate: 2 a 2.

As parciais da decisão foram de BFR 2 x 3 FLU 5 x 1 / 3 x 5 / 1 x 2 / 0 x 1 / 2 x 1 / 3 x 4. Os gols do jogo (tempo normal e prorrogação) foram de Jonas Crivella (4), Nikola Francovic (2), Josif Vrlic (2), Henrique Moniz (2), Rodrigo Nascimento, Caio Lima e João Felipe Coelho para o Botafogo. O Fluminense marcou com Adria Delgado (3), Giacomo Bini (3), Federico Pagani (4), Bernardo Gomes, Bernardo Reis e Bruno Nolasco. A arbitragem da decisão foi de João Rene & Dejan Adzic, este último, montenegrino.

Acertaram os pênaltis para o Fluminense, Yuri Santos, Kiko Perrone, Pagani e Adria,nesta ordem. Bruno Nolasco nem precisou fazer a 5ª cobrança. Para o Botafogo acertaram Nikola, Jonas e Henrique. Caio Lima e Rafael Farias, exatamente os dois últimos a baterem, perderam suas cobranças.

Nos jogos anteriores, os resultados foram contrários aos que aconteceram na primeira fase. Na disputa da medalha de bronze, o Pinheiros derrotou o Sesi com facilidade por 8 a 2, apesar de ter perdido o primeiro quarto. As parciais foram SESI 1 x 0 ECP / 0 x 2 / 4 x 0 / 2 x 1. Os gols do Pinheiros foram do croata Filip Vuleta (3), do capitão Felipe Santos (3), Ivez Gonzales e Emílio Vieira. Para o Sesi marcou Gustavo "Grummy" Guimarães, duas vezes. Grummy terminou como vice-artilheiro com 20 gols. Os árbitros foram Natacha Florestano e Edmundo Rodrigues. Na fase de classificação, o Sesi ganhara do Pinheiros por 10 a 9.

Já na disputa do 5º lugar, vitória do Flamengo sobre o Paineiras do Morumby-Projeto Futuro por 10 a 9 (FLA 2 x 1 CPM / 2 x 2 / 5 x 3 / 1 x 3). Na primeira fase, o clube paulista vencera por 10 a 8. Os gols da partida: Flamengo = Sasa Misic (5), Laschlan Hollis (3), Bernardo Almeida e Guilherme Rodrigues. Paineiras = Marcelo Torres (2), Daniel Cercols (2), Alessandro Mosconi (2), Rafael Faria, Fabio Arnoldi e Adam Decker. A arbitragem foi de Décio Patelli e Roberto Cabral. O montenegrino Sasa, do Flamengo, terminou como artilheiro da competição com 21 gols.

Classificação final:

1) Fluminense-BNY Mellon 

2) Botafogo 

3) Pinheiros

4) Sesi/SP 

5) Flamengo 

6) Paineiras-Projeto Futuro 

7) Paulistano

Resultados:
Dia 28/5 - 2ª feira
Piscina do Sesi - SP: Paineiras 6 x 16 Sesi / Pinheiros 12 x 9 Paulistano
Piscina do Botafogo - RJ: Flamengo 7 x 13 Botafogo

Dia 29/5 - 3ª feira
Piscina do Sesi - SP: Pinheiros 9 x 10 Sesi / Paineiras 6 x 7 Paulistano
Piscina do Botafogo - RJ: Flamengo 7 x 14 Fluminense

Dia 30/5 - 4ª feira
Piscina do Sesi - SP: Paulistano 8 x 10 Sesi / Paineiras 8 x 10 Pinheiros
Piscina do Botafogo - RJ: Botafogo 9 x 10 Fluminense

Dia 31/5 - 5ª feira
Piscina do Maracanã - RJ: Flamengo 6 x 8 Paineiras / Botafogo 8 x 6 Sesi / Fluminense 10 x 6 Pinheiros

Dia 01/6 - 6ª feira
Piscina do Maracanã - RJ: Flamengo 11 x 9 Paulistano / Botafogo 12 x 6 Pinheiros / Fluminense 13 x 7 Sesi

Dia 01/6 - 6ª feira
Piscina do Maracanã - RJ: Flamengo 7 x 11 Pinheiros / Botafogo 8 x 7 Paulistano / Fluminense 11 x 6 Paineiras

Dia 02/6 - sábado
Piscina do Maracanã - RJ: Flamengo 11 x 9 Sesi / Botafogo 5 x 11 Paineiras / Fluminense 13 x 8 Paulistano

Dia 03/6 - domingo
Piscina do Maracanã - RJ: Disputa do 5º lugar: Paineiras 9 x 10 Flamengo / Disputa do bronze: Sesi 2 x 8 Pinheiros / Decisão: Fluminense 17 x 16 Botafogo

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook