Liga Nacional começa com gol de Tony Azevedo

Jogo Fla x Sesi - primeiro jogo da Liga Nacional 2013  / Foto: Divulgação CBDA / Tássio Roberto

Rio de Janeiro - A VI Liga Nacional de Polo Aquático/II Super Liga Nacional Correios/Bradesco-Lei de Incentivo de Polo Aquático Masculino 2013 começou no feriado de 7 de setembro, na Escola Naval do Rio de Janeiro. A competição, a principal da modalidade no país, vai até 14 de dezembro, com participação de sete clubes, e pela primeira vez com vitória valendo três pontos, empate dois, e derrota, um ponto. Na primeira rodada, vitórias fáceis de Sesi e Fluminense,e uma virada sensacional do Botafogo sobre o Paulistano, após estar perdendo por quatro gols de diferença.
 
Na partida inaugural, vitória do Sesi sobre o Flamengo por 18 a 8 (SES 5 x 0 FLA / 6 x 2 / 4 x 4 / 3 x 2). Logo a seguir, o atual bicampeão da competição, o Fluminense, passou pela Hebraica/SP por 20 a 2 (FLU 6 x 1 ABH / 5 x 1 / 5 x 0 / 4 x 0). Por fim, a melhor partida da rodada, com o Botafogo vencendo o Paulistano por 12 a 9 (CAP 4 x 1 / 2 x 3 / 2 x 5 / 1 x 3). O Esporte Clube Pinheiros, vencedor das três primeiras edições da Liga, folgou na rodada.
 
Coube a Anthony Azevedo - artilheiro e campeão dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 pelos Estados Unidos - marcar o primeiro gol do campeonato. Tony, agora jogador do Sesi/SP, marcou aos 35 segundos de jogo, o primeiro de seus três gols, na vitória do clube paulista sobre o Flamengo. Filho de brasileiro, Tony tem dupla nacionalidade e é bicampeão dos Jogos Pan-Americanos 2007/2011.
 
O gestor de polo aquático do Sesi, Gilberto "Betão" Guimarães, definiu a vinda de Tony Azevedo para o seu clube, e a volta dos irmãos Perrone (Kiko e Felipe) ao Brasil para atuar no Fluminense, com uma palavra: Exemplo.
 
"Não apenas na questão técnica, que lógico que eles são ótimos, mas principalmente no quesito profissionalismo. Será bom para todos virem como eles jogam, como se portam, como se dedicam aos treinos, etc. E isto serve não apenas para os mais jovens. E temos também o croata do Fluminense, Josip Vrlic, e os dois sérvios do Paulistano, Mateja Loncaric e Mihajlo Arizanovic", concluiu Betão.
 
Os outros gols da primeira partida do campeonato foram de Rudá Franco (2), Antônio Inserra (5), Arthur Salgado (3), Anderson "Canhoto", Gabriel Salgado, Gustavo "Grummy" (2) e Pedro Borges para o Sesi. Para o Flamengo marcaram Pedro Stellet (4, sendo dois de penalti), Victor Sauer (de penalti), Matheus Vaz, Bernardo Branco e Rodrigo Nascimento. Árbitros: José Werner e Fábio Toffoli.
 
Na triunfo do Fluminense, o croata Josip foi o destaque com cinco gols. Os outros foram de Ádria Delgado (3), Bernardo Leivas, Bernardo Gomes, Yuri Santos (2), César Queiroz (3), Bernardo Reis, Roberto Maques e Guilherme Gomes (2). Pedro Vergara descontou para a Hebraica, marcando os dois gols do time. Árbitros: Jorge Fernandes e João Rene.
 
No último e melhor jogo da rodada, um duelo entre o atacante Gu Coutinho, do Paulistano, e o centro Bruno Nolasco, do Botafogo, para saber quem seria o melhor do jogo. Vitória de Bruno e do seu Botafogo. No início, o Paulistano dominou, com boas atuações de Gu e do sérvio Mateja. Mas, aos poucos, o Botafogo, que chegou a estar em desvantagem de 6 a 2 no placar, reagiu, capitaneado pelo experiente Nolasco, e virou o marcador no meio do terceiro período. No quarto final, o time carioca abriu no marcador e pode administrar sua vantagem até o fim. Gols: Paulistano = Gustavo Coutinho (4), Mateja Loncaric, Ícaro Carecho, Eric Wenzel (2) e Douglas Magalhães. Botafogo = Bruno Nolasco (5), Andrey Lopes, Henrique Lopes (2), Matheus Crivella (3) e Logan Cabral Wolverine. Árbitros: Natacha Florestano e Eduardo Ajuz.
 
Resultados 1ª rodada - 7/09/2013
 
Flamengo 8 x 18 Sesi
 
Fluminense 20 x 2 Hebraica
 
Botafogo 12 x 9 Paulistano
 
Folga: Pinheiros
 
Próximos Jogos: 4ª feira, dia 11/9:
 
Escola Naval do RJ: 20h - Fluminense x Botafogo
Paulistano, em SP: 19h30 - Pinheiros x Sesi / 20h45 - Paulistano x Hebraica.
Folga: Flamengo