Masculino vence Argentina e Brasil é campeão de tudo no Polo Aquático

Seleção Campeã - Feminina / Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA

Peru - As seleções brasileiras, masculina e feminina, de Polo Aquático conquistaram o título do Campeonato Sul-Americano Juvenil de Desportos Aquáticos, realizado em Lima, no Peru. A equipe masculina venceu a seleção Argentina, por 15 a 9, na noite desta sexta-feira (24/4), e conquistou o Campeonato, voltado para atletas de até 20 anos.
 
Com o título feminino, por antecipação, as duas equipes do Brasil fecharam a competição de forma invicta e com 100% de aproveitamento. No masculino a medalha de bronze ficou com a Colômbia. Já no feminino, as venezuelanas ficaram com a prata e as argentinas, o bronze.
 
Na decisão masculina, jogo mais acirrado da competição para o Brasil, até o último quarto do jogo a partida estava em aberto, com os dois times estiveram bem próximos no placar. No início do último período, os argentinos empataram a partida, com o placar de 9 a 9. Porém, com a força da equipe brasileira os jogadores fizeram algumas sequências de bons ataques, seguraram o ímpeto do ataque argentino e fecharam a partida, por 15 a 9. Com parciais de 4x3; 4x3; 0x1; 7x2.
 
"Final contra a Argentina sempre envolve muito rivalidade, então o jogo é sempre mais disputado, mas isto também nos dá mais ânimos de ganhar. Eles seguram bastante à partida, gritam, mas nós sabíamos que seria tudo ou nada e fomos "pra cima deles". A equipe defendeu muito bem e consequentemente os gols saíram na hora certa", comentou Caio Pereira, que marcou três gols na partida final.
 
Na decisão, os gols brasileiros foram de Rafael Real (3), Roberto Freitas, Eduardo Wainberg (3), Pedro Real (4), Lucas Pinto e Caio Pereira (3).
 
Fechando a competição, o Brasil recebeu, com a jogadora Samantha Rezende, o Prêmio Señor de Sipan, oferecido pela Orden de Los Caballero das Américas. Escolhida como melhor jogador do torneio, Samantha também conquistou o troféu de artilheira do torneio feminino. No masculino, os dois prêmios foram para o argentino, Carlos Canhasio.
 
"É muita emoção ganhar os prêmios individuais e ser campeã junto com essa equipe. Estou muito feliz. Não podia ser melhor. Divido esses prêmios com toda as meninas, que me ajudaram a atuar bem e principalmente com a Lorena (Borges) que me deu bons passes. Tudo isso me ajudou e eu não conseguiria nada sozinha", comentou a animada Samantha Rezende.
 
No masculino, em cinco jogos realizados, o Brasil marcou 99 gols, sofreu 43, teve saldo positivo de 56 gols e média de 19 gols por partida. No feminino, as brasileiras também terminaram o torneio com bons números. Foram 71 gols marcados, média de 17 por partida. Com 29 gols sofridos e saldo positivo de 42.
 
Na última partida do feminino, também realizada nesta sexta (24/4), a seleção feminina fez seu último jogo, para cumprir tabela e venceu a equipe da Venezuela, por 21 a 8 (5x2 / 4x3 / 6x1 / 6x2). 
 
"Ganhamos todos os jogos e isto é muito importante para o nosso crescimento. Toda experiência internacional é válida. Mesmo com a renovação do time a equipe se apresentou bem. Fizemos bons jogos", comentou Sofia Rivas.
 
O torneio masculino contou com a participação de oito seleções: Brasil, Peru, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Venezuela e Uruguai. No feminino, Brasil, Argentina e Venezuela.
 
Seleção Brasileira Masculina: 1 - Bernardo Oliveira, 2 - Gabriel Silva, 3 - Luis Ricardo Silva, 4 - Rafael Real, 5 - Roberto Freitas, 6 - Eduardo Wainberg, 7 - Pedro Real, 8 - Lucas Pinto, 9 - Felipe Duarte, 10 - Caio Pereira, 11 - Leonardo Silva. Técnico: Ângelo Coelho / Prep. Físico: Guilherme Mantovano / Médico: Tiago Rodrigues / Chefe de equipe: Paulo Rogério Rocha.
 
Seleção Campeã Feminina: 1 - Raquel Sá, 2 - Lara Monteiro, 3 - Julia Souza, 4 - Sofia Rivas, 5 - Mylla Pereira, 6 - Mariane Cardoso, 7 - Marina Araujo, 8 - Adhara Santoro, 9 - Samantha Ferreira, 10 - Lorena Borges, 11 - Hemanuelle Reis.
Técnico: Pablo Cuesta / Aux. Técnico: Ricardo Crivella / Médico: Tiago Rodrigues.
 
Campanhas do Brasil:
 
Masculino
Brasil 17 x 13 Peru 
Brasil 29 x 5 Uruguai 
Brasil 17 x 12 Colômbia 
Brasil 21 x 4 Venezuela 
Brasil 15 x 9 Argentina
 
Feminino
Brasil 18 x 11 Venezuela 
Brasil 13 x 5 Argentina 
Brasil 19 x 5 Argentina 
Brasil 21 x 8 Venezuela
 
 
Veja Também: