Pinheiros é campeão da Taça Brasil 2013

Pinheiros vence Taça Brasil Adulta 2013 de polo aquático / Foto: Satiro Sodré / Divulgação CBDA

Rio de Janeiro - Num jogaço com a presença de várias jogadoras da seleção brasileira, o Esporte Clube Pinheiros venceu o Flamengo por 12 a 10 - justamente a diferença que necessitava (dois gols) - e conquistou a Taça Brasil Adulta Feminina de polo aquático, neste domingo chuvoso (23/3), na piscina do Botafogo.
 
O dono da casa terminou em terceiro e ficou com o bronze, sem pontuar. Pinheiros e Flamengo terminaram com seis pontos. Já na Taça Brasil Infanto-Juvenil Masculina - Sub-13 - o Flamengo levou a melhor e foi campeão ao derrotar o Sesi, de São Paulo, por 13 a 3 (4x1/3x1/3x0/3x1).
 
No jogo feminino, uma série de alternativas no placar. No turno, o clube carioca venceu por um gol de diferença (8 a 7). Mas após vencer os dois primeiros quartos por 4 a 3 e 3 a 2 e jogando melhor, o Flamengo começou a pecar no terceiro quarto, quando levou dois gols com menos 57 segundos e um terceiro antes do terceiro minuto, que colocou o Pinheiros pela primeira vez em vantagem no marcador. Para piorar, o Flamengo perdeu duas jogadoras com três faltas graves pessoais, as "xarás" Luiza Moraes e Luiza Jordy, que fizeram muita falta.Porém, o jogo continuou equilibrado, com ninguém desgarrando, mas o time carioca não conseguiu mais ficar à frente no placar. O quarto terminou 5 a 3 para o time paulista.
 
E no quarto final, o Flamengo ainda perdeu uma de suas mais experientes jogadoras, Illana Pinheiro, que ainda assim foi a artilheira da competição com 15 gols. Este último período foi bem amarrado, sem o mesmo brilho dos três anteriores. Mas o Pinheiros marcou os únicos gols do período e conseguiu a vantagem pretendida, não sem antes perder Luiza Carvalho, que foi excluída com direito a substituição.
 
No último jogo da Taça Brasil Adulta Feminina, os gols foram de Izabella Chiappini (5), Fernanda Palma (4), Diana Abla, Luciane Barroncas e Luiza Carvalho. Para o Flamengo marcaram Marta Colaiocco (3), Illana Pinheiro (2), Tatiana Veloso (2), Luiza Moraes, Marina Canetti e Cecília Canetti, que jogo mesmo machucada. Na disputa por melhor goleira houve empate entre a australiana Emma Jackson, do Pinheiros, e Manuella Canetti, do Flamengo, com 25 gols tomados.
 
A capitã do Pinheiros, Marina Zablith analisou a decisão."Nosso preparo físico é muito bom e isto nos faz ter uma boa organização tática o jogo inteiro. E ajuda ainda a não se desesperar quando estamos atrás no placar. Quanto à rivalidade contra o Flamengo, que provoca muita discussão e até briga, pois ninguém quer perder, acaba quando somos chamadas para a seleção. O objetivo é diferente, não há bandeiras de clubes, apenas a do Brasil. Agora é realizar o que for pedido e nos adaptarmos ao novo trabalho", concluiu a touca nº 3 do Pinheiros.
 
Na Taça Brasil Infanto-Juvenil (Sub-13) Masculina, o Flamengo levou a melhor sobre o Sesi e ainda fez o melhor goleiro da competição, Natanael Gomes, com 17 gols (média de 3,4 por jogo) e o vice-artilheiro da competição, Mateus Stellet, do Flamengo, com 16. O artilheiro foi Lucas Santos, do Fluminense, com 19. O Fluminense terminou em 5º lugar ao passar pelo Botafogo por 13 a 1. Stellet, capitão rubro-negro, marcou oito gols na final, exatamente o mesmo número de gols que tinha em toda o campeonato antes da decisão. Já a medalha de bronze foi para a Associação Bauruense que derrotou o Pinheiros por 11 a 2.
 
Resultados
Dia 20/6 (5ª feira) = Flamengo 8 x 7 Pinheiros
Dia 21/6 (6ª feira) = Botafogo 5 x 15 Pinheiros / Botafogo 3 x 21 Flamengo
Dia 22/06 (sábado) = Flamengo 13 x 3 Botafogo / Pinheiros 16 x 2 Botafogo
Dia 23/06 (domingo) - Flamengo 10 x 12 Pinheiros
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook