Seleção feminina garante vaga para o Mundial de Barcelona

A seleção brasileira feminina de polo aquático conseguiu sua classificação para o XV Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona, em julho / Foto: Divulgação CBDA

Canadá - A seleção brasileira feminina de polo aquático conseguiu sua classificação para o XV Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona, em julho. Na noite deste sábado (2/02), a equipe brasileira derrotou a Argentina por 13 a 6 (BRA 2 x 1 ARG / 6 x 2 / 3 x 0 / 2 x 3), pela semifinal do Pré-Mundial de Calgary, no Canadá. A outra vaga ficou com o Canadá que passou pela Venezuela por 22 a 7. 
 
Já o time masculino bateu "na trave", ao perder para o Canadá na prorrogação por um gol, e de penalti. Na soma do tempo normal com o extra, os canadenses venceram por 7 a 6 (CAN 1 x 0 BRA / 1 x 1 / 2 x 3 / 2 x 2 / 1 x 0 / 0 x 0). Canadenses e os americanos, que passaram pela Argentina por 15 a 8, se classificaram para o Mundial.
 
Na vitória das brasileiras, após um quarto inicial equilibrado, o Brasi carimbou seu passaporte para Barcelona nos segundo e terceiro períodos, quando o domínio foi absoluto, relaxando apenas no último quarto, o único que foi derrotado por um gol. Destaque para as artilheiras Marina Zablith e Izabella Chiappini, com três gols cada. Os outros foram de Gabriela Mantellato (2), Mirella Coutinho (2), Flavia Vigna, Melani Dias e Diana Abla.
 
No jogo dos homens, o Brasil teve sua melhor atuação na competição. Após perder para os canadenses na véspera por 14 a 7, pela fase de classificação, os brasileiros demonstraram que aprenderam com os erros e marcaram as principais jogadas dos adversários, fazendo por merecer a vaga para Barcelona. Todos os quartos do jogo foram equilibrados, o que tornou imprevisível o resultado até o fim, necessitando de um tempo extra. Os canadenses fizeram 1 a 0 no quarto inicial. No segundo, o Brasil empatou, mas o Canadá fez o segundo depois. No terceiro, o Canadá abriu dois gols de vantagem - foi a única vantagem por mais de um gol de diferença em toda a partida - mas os brasileiros viraram o placar para 4 a 3. Ainda no terceiro quarto, novo empate. No quarto final, o Canadá teve duas vezes à frente do placar, mas o Brasil não só empatou ambas como ainda teve uma chance de homem a mais no final, não aproveitada.
 
Na prorrogação, mais equilíbrio, com apenas um gol marcado e logo no primeiro dos dois tempos de três minutos. O canadense Justin Boyd bateu um pensalti e fez o mais importante de seus quatro gols na partida. Os gols brasileiros foram de Marcelo Franco (2), Henrique Moniz, Arthur Salgado, Felipe Silva e Danilo Correa. Emílio Vieira foi excluído ainda no segundo quarto com três faltas graves. Depois de ir aos Mundiais de Roma/2009 e Xangai/2011, o polo masculino, desta vez, fica de fora do Mundial da FINA.
 
Seleção Brasileira
 
FEMININO 
 
1 - Manuela Canetti / 2 - Cecíllia Canetti / 3 - Marina Zablith (capitã) / 4 - Adhara Lavatori / 5 - Luciane Maia / 6 - Diana Abla / 7 - Melani Dias / 8 - Izabella Chiappini / 9 - Viviane Bahia / 10 - Flavia Vigna / 11 - Mirella Coutinho / 12 - Gabriela Mantellato / 13 - Victoria Chamorro. Técnica: Sandy Nitta / Auxiliar-técnico: Roberto Chiappini
 
MASCULINO 
 
1 - Marcelo Chagas / 2 - Emílio Vieira / 3 - Henrique Moniz / 4 - Arthur Salgado / 5 - Marcelo Franco / 6 - Bernardo Gomes / 7 - Roberto Cunha / 8 - Felipe Silva (capitão) / 9 - Bernardo Reis / 10 - Rudá Franco / 11 - Gustavo Guimarães / 12 - Danilo Correa / 13 - Thyê Mattos. Técnico: Mirko Blazevic (sérvio) / Auxiliar-técnico: André Avallone / Supervisor: Carlos Carvalho
 
A Tabela do Pré-Mundial na hora de Brasília (Calgary está 5 horas a menos):
 
Resultados:
 
Dia 30/1
Masculino: EUA 6 x 10 Canadá / Brasil 5 x 8 Argentina
Feminino: Argentina 11 x 7 Venezuela / Brasil 8 x 18 Canadá
 
Dia 31/1
Masculino: Argentina 3 x 11 Canadá / EUA 14 x 2 Brasil
Feminino: Brasil 14 x 6 Argentina / Canadá 16 x 5 Venezuela
 
Dia 01/2
Masculino: Brasil 7 x 14 Canadá / EUA 13 x 3 Argentina
Feminino: Brasil 13 x 9 Venezuela / Canadá 23 x 4 Argentina
 
Dia 02/2
Feminino: Semifinais = Canadá 22 x 7 Venezuela / Brasil 13 x 6 Argentina
Masculino: Semifinais = Canadá 7 x 6 Brasil / EUA 15 x 8 Argentina
 
Próximos Jogos (horário de Brasília):
 
Feminino
Dia 03/2 - Domingo = 14h - Disputa do bronze: Venezuela x Argentina / 15h20 - Final: Canadá x Brasil
 
Masculino
Dia 03/2 - Domingo = 17h30 - Disputa do bronze: Brasil x Argentina / 18h50 - Final: Canadá x EUA 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook