Seletiva nacional reúne os melhores saltadores do País no Rio

Saltadores competirão em diversas categorias / Foto: Satiro Sodré / SSPress

Rio de Janeiro - A piscina do Fluminense Football Club abre, mais uma vez, as portas para os eventos aquáticos nacionais e agora irá sediar a Seletiva Nacional de Saltos Ornamentais, de quarta a sábado (22 a 28/02), realizada pela manhã e à tarde, com a presença dos melhores atletas brasileiros. A tomada de índice será válida para as próximas etapas do Grand Prix da FINA e também, para o Campeonato Sul-Americano Junior, da modalidade. Os saltadores César Castro, Hugo Parisi e Ian Matos, que disputaram a primeira etapa do Grand Prix na Alemanha, no último final de semana, são presenças confirmadas. Veja abaixo a programação completa e as tabelas de índices.
 
Por serem competições de categorias distintas, a seletiva realizará as provas separadamente. Para os Grand Prixs, em que são disputadas apenas as provas olímpicas, os brasileiros buscaram alcançar o índice do trampolim de três metros, individual e sincronizado, assim como na prova solo e sincronizada da plataforma de dez metros. Esta seletiva concede vagas para as etapas do México, Canadá e Porto Rico, todas confirmadas para o mês de abril.
 
Todos os atletas que alcançarem os índices estarão classificados, mas somente dois, em cada provas individual, poderão defender as cores brasileiras por etapa. Se mais atletas conquistarem vaga, caberá à comissão técnica decidir quais saltadores participarão de cada uma das próximas fases do Grand Prix.
 
Já a classificação para o Sul-Americano Junior, disputado em Lima, no Peru, também em abril, será dividida em dois grupos. Grupo A (atletas de 16 a 18 anos) e Grupo B (de 14 a 15 anos). O Brasil poderá convocar quatro atletas, no masculino e quatro no feminino, em cada categoria. As provas disputadas no torneio sul-continental, e também na seletiva, serão trampolins de um e três metros, além da plataforma.
 
Em conjunto com o evento classificatório realiza-se o III Curso Nacional de Arbitragens da modalidade, ministrada pelo árbitro FINA, o brasileiro Professor Roberto Gonçalves. O Curso teve início no dia 22 e tem programação até o dia 28, momento em que os alunos participarão da banca de arbitragem da seletiva nacional. 
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook