A seis etapas do fim, Nibali abre boa vantagem no topo

Vincenzo Nibali, líder com folga do Tour / Foto: ASO / Presse SportsVincenzo Nibali, líder com folga do Tour / Foto: ASO / Presse Sports

Rio de Janeiro - O Tour de France 2014 teve o seu segundo dia de folga nesta segunda-feira, após duas etapas eletrizantes no final de semana que, mais uma vez, garantiram maior conforto para o líder da classificação geral, Vincenzo Nibali. 

O italiano foi segundo colocado na 14ª etapa, entre as cidades francesas de Grenoble e Risoul. Vencida pelo polonês Rafal Majka, o trajeo de 177 km contou com muitas montanhas e uma vitória folgada. Nibali cruzou a linha de chegada apenas 24 segundos depois de Majka. 

Se a chegada dessa etapa foi definida durante a prova, o fim da 15ª prova do Tour, em Nîmes, na França, foi de tirar o fôlego. Para se ter uma ideia, o líder Nibali chegou apenas na 31ª colocação e cravou o mesmo tempo que o vencedor da etapa, o norueguês Alexander Kristoff. 

O longo trajeto da prova, de 222 km, contou com mais terrenos montanhosos do que planos, desafiando o condiconamento físico e estabilidade dos atletas. 

Kristoff já havia ganhado uma prova no Tour deste ano, durante a 12ª etapa. Mesmo assim, não está presente nem no Top-100 da classificação geral. 

A situação se apresenta cada vez mais favorável a Nibali. "Como italiano, estou orgulhoso de me tornar parte da história do Tour como campeões prestigiosos do passado. Dois anos atrás, eu já me sentia assim quando batalhava contra Wiggins e Froome", enumera o italiano, já com certa pinta de campeão. 

"Mas eu provavelmente estou muito focado na corrida agora para colocar as minhas performances em perspectiva e entender o que elas estão significando", comentou. 

Apenas uma catástrofe deve tirar o título 2014 de Nibali visto que até o discurso do ciclista já encorpora um provável título histórico para a Itália. 

Nesta terça-feira o Tour volta à ativa com a etapa mais longa de todas as 21 provas: serão 237 km entre Carcassone e Barnères-de-Luchon, em mais um circuito montanhoso. 

Confira abaixo a classificação geral após 15 etapas do Tour: 
 
1. Vincenzo Nibali (Itália) - 66h 49' 37''
2. Alejandro Valverde Belmonte (Espanha) + 04' 37''
3. Romain Bardet (França) + 04' 50"
4. Thibaut Pinot (França) + 05' 06"
5. Tejay van Garderen (Estados Unidos) + 05' 49"
6. Jean-Christophe Péraud (França) + 06' 08"
7. Bauke Mollema (Holanda) + 08' 33"
8. Leopold Konig (República Tcheca) + 09' 32"
9. Laurens Ten Dam (Holanda) + 10' 01"
10. Pierre Rolland (França) + 10' 48"
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook