20ª etapa resgata glórias passadas da França

Tony Martin, campeão do contrarrelógio no Tour / Foto: ASO / Presse SportsTony Martin, campeão do contrarrelógio no Tour / Foto: ASO / Presse Sports

Rio de Janeiro - Enquanto Vincenzo Nibali caminha para conquistar seu primeiro título do Tour de France e recolocar a Itália no cenário mundial da maior prova de ciclismo do planeta, a França tenta tomar pra si de volta as glórias do passado. 

Isso porque o país colocou, até aqui, dois ciclistas no pódio geral, coisa que não fazia em 30 anos de Tour. Após a corrida de contrarrelógio deste sábado em Perigueux, vencida pelo alemão Tony Martin, Jean-Christophe Péraud e Thibaut Pinot são, respectivamente, segundo e terceiro lugares na classificação geral. 

A vitória do alemão nesta 20ª etapa era tão prevista quanto a manutenção da posição de Nibali, líder do Tour. 

Os franceses, por sua vez, sacrificaram algumas de suas habilidades para manter suas surpreendentes posições. Péraud utilizou de sua experiência para chegar em 7º neste sábado e manter o segundo lugar geral. Já Thibaut, 12º hoje, ascendeu como uma estrela do esporte, garantindo até aqui um inacreditável terceiro lugar geral, com apenas 24 anos. 

Para se ter ideia, Thibaut ainda não era nascido na última vez em que dois franceses estiveram no Top-3. À época, em 1984, Laurent Fignon bateu Bernard Hinault para abocanhar seu segundo título do Tour de France. 

"Eu estou muito feliz com o meu tempo. Eu sabia que poderia fazê-lo. Fiz tempos decentes o ano todo e estava sentindo muito bem nesses últimos dias então não estava preocupado. Estava sob pressão mas era uma pressão positiva", apontou Thibaut. 

Já o provável vice-campeão foi só contemplação. "É uma satisfação enorme. Os abandonos de Froome e Contador abriram um leque de possibilidades e eu comecei a sonhar com este segundo lugar. Estou feliz por ter alcançado este objetivo. Tenho um sentimento de missão cumprida e muita felicidade hoje", comemorou Péraud. 

A etapa derradeira, neste domingo, com saída de Évry e destino a Paris, é mais protocolar que competitiva. DIficilmente haverão alterações no Top-3 e Nibali, Péraud e Thibaut poderão incluir definitivamente seus nomes na história do Tour de France e do ciclismo mundial. 

Confira a classificação geral após a 20ª etapa:
 
1. Vincenzo Nibali (Itália) - 86h 37' 52''
2. Jean-Christophe Péraud (França) + 07' 52"
3. Thibaut Pinot (França) + 08' 24"
4. Alejandro Valverde Belmonte (Espanha) + 09' 55''
5. Tejay van Garderen (Estados Unidos) + 11' 44"
6. Romain Bardet (França) + 11' 46"
7. Leopold Konig (República Tcheca) + 14' 41"
8. Haimar Zubeldia Agirre (Espanha) + 18' "
9. Laurens Ten Dam (Holanda) + 18' 20"
10. Bauke Mollema (Holanda) + 21' 24"
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook