22º Troféu Brasil de Triathlon: líder, Sacchetto vai em busca do título

Adriano Sacchetto/ Foto: Divulgação

São Paulo- Numa das temporadas mais equilibradas dos últimos anos, o 22º Troféu Brasil de Triathlon, principal evento de triatlo olímpico da América Latina, chega a sua quarta etapa neste domingo. Foram três vencedores diferentes no profissional masculino e a liderança é do mineiro Adriano Sacchetto, vencedor da terceira corrida do ano, na USP, em São Paulo. O triatleta é uma das atrações da disputa de domingo, com largada na Avenida Bartolomeu de Gusmão, entre os canais 5 e 6, onde estará montada a área de transição, e sério candidato ao topo do pódio.
 
A programação do dia 23 começará às 7h30, reunindo as principais feras do país no amador e profissional, masculino e feminino. Os triatletas terão pela frente o desafio de 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida (haverá ainda a disputa do short, com metade destas distâncias). 
 
Representante da nova geração de triatletas, Sacchetto, de 25 anos e natural de Belo Horizonte, quer aproveitar o bom momento e buscar seu primeiro título no Troféu Brasil. "Não esperava liderar o campeonato, mas isso aconteceu e agora estou focado em conseguir meu primeiro título na competição", destaca o atleta, que começou no amador em 2003, fazendo sua estreia no profissional cinco anos mais tarde.
 
Ele destaca que o bom momento é fruto de seu trabalho. "Aproveitei bem a última etapa, mas venho mantendo uma regularidade importante e tenho conseguido bons resultados. Treino de segunda a sábado e isso acaba sendo fundamental para o desempenho positivo", explica Adriano, que tem no currículo o título do Ironman 70.3 no ano passado e o título Pan-Americano sub 23 em Puerto Vallarta, no México, em 2010, em um evento preparatório para os Jogos Pan-Americanos no ano seguinte.
 
O triatleta não esconde sua preferência por correr em Santos, local onde o evento começou. "Foi onde comecei e isso tem um sabor especial. Além disso, tem o fato de ser praia e muito mais bonito. Mas não posso negar que depois de ter vencido na USP também tomei gosto por competir lá", brinca Sacchetto, que até aqui fez ainda um terceiro lugar (1ª etapa) e um oitavo (2ª etapa). 
 
Adriano Sacchetto é o líder no profissional masculino, com 429,5 pontos, seguido por Danilo Pimentel, com 395, Anderson Pereira, com 342,5, e Santiago Ascenço, atual campeão, com 286. Já entre as mulheres, Carolina Furriela aparece na ponta, com 390 pontos, a mesma pontuação de Fernanda Garcia. Flávia Fernandes aparece em terceiro lugar, com 330 pontos, enquanto a atual campeã, Carla Moreno, está em quarto, com 301.
 
Programação
 
A programação oficial da quarta etapa do Troféu Brasil de Triathlon, começa no sábado, dia 22 de setembro, com a entrega de kits e novas inscrições no Clube de Regatas Vasco da Gama, na Av. Alm. Saldanha da Gama, 33/35 (Ponta da Praia), das 13h às 19h, mesmo horário da Expo Troféu Brasil. O Simpósio para os atletas Pro e Elite Amador ocorrerá às 15h e, um pouco mais tarde, às 17h, será a vez do simpósio para os amadores.
 
No domingo, dia 23, a movimentação começa cedo, das 6h15 às 7h15, com numeração e entrega da bicicleta na área de transição na Avenida Bartolomeu de Gusmão, entre os canais 5 e 6, em Santos. Os atletas profissionais e da categoria Amador Olímpico farão isso das 6h15 às 8h30. A largada do Amador Short será às 7h30, enquanto a do Profissional será às 8h40, já a Amador Olímpico começa às 8h45. A premiação da imprensa será às 11h, ficando a oficial para as 11h30.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook