Diogo Sclebin e Pâmella Oliveira vencem em João Pessoa

Os brasileiros dominaram amplamente a ITU Pan American Cup de Triathlon disputada no domingo, dia 07 de Abril, em João Pessoa / Foto: Divulgação

Vitória - Os brasileiros dominaram amplamente a ITU Pan American Cup de Triathlon disputada no domingo, dia 07 de Abril, em João Pessoa, na Paraíba. As cinco primeiras colocações do pódio da categoria de elite tanto no masculino quanto no feminino ficaram para os brazucas.
 
Sob um sol escaldante e uma temperatura que beirava 40 graus, os atletas largaram na praia do Cabo Branco para 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. Os principais triatletas brasileiros se inscreveram para participar da prova, que valia pontos no ranking mundial. O primeiro colocado ganhava 200 pontos no ranking. A “corrida olímpica” inicia em meados de junho de 2014 e os competidores podem pontuar por dois anos. Somente os melhores classificados na ITU é que estarão na seleta lista de largada nas etapas da Copa do Mundo em 2014. Além disso, a prova disputada na capital da Paraíba serviu como uma prévia da disputa que vai acontecer entre os brasileiros por uma vaga no Rio 2016. 
 
Entre os homens, Bruno Matheus se manteve na liderança até a última parte do triathlon, a corrida. Depois de pedalar por 40km, o brasileiro que vem treinando em Portugal, não aguentou o forte calor e não conseguiu manter o ritmo. “Cheguei junto com o Danilo Pimentel, mas consegui fazer uma transição enxuta e sai para correr na frente. Infelizmente não me mantive na liderança por muito tempo. Estava muito quente, pensei até em desistir”, relata Bruno que foi o terceiro atleta a cruzar a linha de chegada.
 
A briga pela vitória ficou então entre o catarinense Diogo Sclebin e o experiente Juraci Moreira, que representou o Brasil por três vezes em Jogos Olímpicos. Diogo foi melhor na última parte e cruzou a linha de chegada na primeira colocação, com o tempo de 1 hora 59 minutos e 37 segundos. “O foco era a vitória, batalhei até o final, mas ainda tenho muito a evoluir, ganhar ritmo de prova. O calor foi forte e o nível técnico altíssimo, com ótimas atuações do Diogo, do Bruninho, do Danilo e do Fabio Carvalho, que estão competindo direto”, destacou o triatleta de Curitiba, que chegou em segundo, com o tempo de 2 horas e 39 segundos. Bruno Matheus foi o terceiro, com o tempo de 2 horas 01 minuto e 40 segundos. O  estrangeiro mais bem colocado foi o atleta Felipe Baroza, do Chile, com o nono lugar (2.04:15). O quarto colocado foi Fábio Carvalho (SP) com 2.01:40. O quinto Danilo Pimentel (PA) também com 2.01:40 e o sexto Marcus Fernandes (SP) com 2.02:53.
 
No feminino, Pâmella Oliveira (ES) foi a grande campeã, com o tempo de 2 horas 19 minutos e 09 segundos. A catarinense Carol Furriela (SC) chegou em segundo, com a marca de 2 horas 20 minutos e 21 segundos. Flávia Fernandes ficou com a medalha de bronze, com o tempo de 2 horas 21 minutos e 24 segundos.  A estrangeira mais bem colocada foi a atleta Debora Antilon, da Guatemala, que registrou 2.26:46 e ficou com o sexto lugar. A quarta colocada foi Bia Neres (SP) com 2.21:24 e a quinta Priscila Rocha (SC) 2.23:34.
 
Resultados no site da CBTri: http://www.cbtri.org.br/resultado/Arquivo/ITU_JP_2013.pdf