Juraci Moreira retorna ao Circuito Mundial de olho na vaga para o Rio 2016

Após três Olimpíadas, Juraci quer agora a vaga para o Rio 2016 / Foto: Isabella Negrão/Divulgação

João Pessoa - No mesmo palco onde já foi vitorioso e comemorou o pentacampeonato brasileiro, em 2004, o triatleta Juraci Moreira retorna ao Circuito Mundial, visando o Rio 2016. Representando brasileiro em três olimpíadas, sendo o melhor latino-americano em Pequim 2008, ele compete domingo, dia 7 de Abril, no João Pessoa ITU Premium Panamerican Cup, que será disputado na capital paraibana.
 
O objetivo é garantir a vitória, os importantes pontos no ranking mundial, para estar na seleta lista de largada nas etapas da Copa do Mundo em 2014 e, sobretudo, ganhar ritmo para estar pronto à “corrida olímpica”, que se inicia no meio do próximo ano. Desde maio de 2012, Jura está afastado das competições oficiais, quando decidiu por uma “parada estratégica” para curar de vez lesões crônicas que o atrapalhavam. 
 
Nesse período, além da recuperação, reformulou toda a sua metodologia de treinamentos e preparação, agora com uma equipe multidisciplinar, com técnicos especializados em cada modalidade e outros profissionais envolvidos. “Foi super importante dar um tempo para a mente e realmente traçar novas metas para o futuro. Acabei as seletivas de Londres bem desanimado e querendo encerrar a carreira, já que o triathlon não estava sendo feito com prazer naquele momento e sim por obrigação”, confessa.
 
“E nesses meses parado refleti e vi que não consigo, neste momento da minha vida, parar com o meu esporte e percebo que ainda tenho muito a oferecer e continuo competitivo. Por isso, o novo projeto que visa chegar à Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016”, revela Juraci  (Novac Sports/ Banco Safra/ Asics), destacando que o principal fator que o aborrecia eram as lesões. “E consegui fazer um trabalho muito bom nessa recuperação e poder voltar aos treinos em excelente forma física”, destaca.
 
A prova em João Pessoa, com largada e chegada na Praia do Cabo Branco, é a primeira específica no triathlon em 11 meses, mas a falta de ritmo no conjunto das três modalidades (1.500 metros de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida) não deve ser empecilho. “Estou apreensivo, mas não chego a temer a falta de ritmo. Fiz bons treinos e simulados, que me mostraram estar numa excelente forma física e acredito poder brigar pelas primeiras colocações já nesse retorno”, admite.
 
Já sobre o calor do Nordeste brasileiro não deve ser empecilho. “Para mim não. Gosto de competir no calor e, portanto, quanto mais quente, melhor para as minhas características”, comenta o triatleta beneficiado pela Lei de Incentivo ao Esporte e também sargento do Exército. 
 
Ranking Olímpico - A prova de domingo é válida para o Circuito Mundial da ITU (International Triathlon Union) e o primeiro colocado ganha 200 pontos no ranking. A “corrida olímpica” inicia em meados de junho de 2014 e os competidores podem pontuar por dois anos. “É bem puxado, já que no triathlon não basta fazer um índice de tempo para se classificar e sim estar bem no Circuito Mundial e acumular pontos suficientes para a vaga”, explica Juraci. “Este ano, o objetivo é me adaptar ao novo método de treinamento que o meu projeto apresenta no triathlon brasileiro e voltar a estar competitivo, porém sem lesões. Não tenho previstas provas fora do Brasil, porque o ranking olímpico só passa a valer no ano que vem. Então, quero aproveitar para treinar bem e me preparar para em 2014 voltar com tudo no ranking olímpico”, completa o triatleta.
 
Ainda em abril, Juraci Moreira disputa o Campeonato Brasileiro Elite, em Brasília/DF, no dia 21. Depois, compete no Panamericano em Vila Velha/ES, no dia 30 de junho. Já nos dias 25 de agosto e 21 de setembro participa da Copa Brasil de Sprint Triathlon, em Cuiabá/MT e Vila Velha/ES, respectivamente. E no dia 29 de setembro, a ITU Panamerican Cup, em Manaus/AM.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook