Prefeitura apresenta a nova Marina da Glória

Paisagismo do modo legado foi projetado pelo Escritório Burle Marx / Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

Rio de Janeiro  - A Prefeitura do Rio apresenta hoje um dos grandes legados dos Jogos Rio 2016 para a cidade: a nova Marina da Glória.
 
A área de 12.261 m² receberá os melhores velejadores olímpicos e paralímpicos do planeta, mas muito mais do que preparar uma instalação olímpica, a revitalização devolve ao Rio a orla marítima, uma continuação do Parque do Flamengo que liga as praias de Botafogo e Flamengo até o Aeroporto Santos Dumont e que nos últimos 34 anos ficou restrita a poucos donos de embarcações. Depois dos Jogos, cariocas e turistas vão poder admirar o paisagismo elaborado pelo Escritório Burle Marx, responsável pelo projeto original do Parque do Flamengo.
 
Para a revitalização - que incluiu a reformulação dos píers, a criação de um polo gastronômico e uma nova infraestrutura, com redes de esgoto, elétrica e hidráulica – a Prefeitura estabeleceu parâmetros de ocupação para a área, com o objetivo de valorizar a paisagem cultural do Parque do Flamengo. A determinação era que o projeto fosse integrado ao traçado da enseada e do parque e que possibilitasse o acesso do público.  
 
Com a reforma, as vagas molhadas para barcos passaram de 140 para 415, e as secas, de 70 para 240. Toda a infraestrutura do local foi modernizada e as embarcações ficarão em um ambiente mais seguro. O estacionamento para veículos terá capacidade para 470 vagas. A nova cobertura no Pavilhão, com proteção térmica e acústica, substitui uma antiga tenda tensionada e abrigará a maior parte da estrutura temporária dos Jogos Olímpicos. Após o evento, poderá receber eventos esportivos, culturais e de entretenimento. 
 
 A Marina da Glória recebeu dois eventos-teste para os Jogos Olímpicos de 2016, em agosto de 2014 e de 2015. A partir do dia 13 de julho, o local será entregue para operação exclusiva do Comitê Organizador, que passará a coordenar a circulação de pessoas dentro do espaço, seguindo as normas adotadas em todas as instalações olímpicas. Após os Jogos, o local promete virar um novo ponto de referência para cariocas e turistas que procuram o Parque do Flamengo como uma das melhores opções de lazer gratuito da cidade. Serão quatro restaurantes, uma delicatessen, além da ciclovia, bicicletários, banheiros e o mirante com a vista para o Pão de Açúcar. Haverá ainda lojas náuticas, cursos de vela e de mergulho, a possibilidade de contratar passeios, espaço específico para os pescadores, vestiários e área de convivência para marinheiros. A reforma, feita totalmente com verba privada (R$ 70 milhões), foi realizada pela BR Marinas.
 
A nova Marina da Glória - A Marina da Glória tem uma característica especial: é a única marina urbana do país. Além de uma importante referência náutica para a cidade, ela tem localização privilegiada por ficar próxima ao centro do Rio e ao lado do aeroporto, do Museu de Arte Moderna, de uma casa de shows e dentro do Parque do Flamengo, a maior área de lazer da cidade A caminhada entre a marina e o aeroporto será possível graças a reforma nos píers flutuantes, que foram posicionados de uma forma que haverá apenas uma entrada e saída para se chegar até os barcos, o que facilita o processo de fiscalização. Ou seja, o calçadão que margeia o mar, que antes era exclusivo dos donos de embarcações, ficará livre para a população. 
 
O novo parque - Sai asfalto e entra parque. O carioca vai ganhar um espaço com ciclovia, mirante muitas árvores nativas. Tudo isso com direito a contemplar um dos principais cartões postais da cidade e do Brasil, o Pão de Açúcar. Assim será a nova área pública da Marina da Glória, projetada pelo escritório Burle Marx, responsável pelo projeto original do Parque do Flamengo, o que garante a total integração do espaço com o seu entorno. As obras na área da esplanada vão começar logo após os Jogos Paralímpicos com o objetivo de integrar a marina ao Parque do Flamengo.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook