Brasil, Chile e EUA disputam prévia dos Jogos Pan-Americanos no Mundial de Lightning

Chilenos reassumem a liderança / Foto: Thomas JensenSão Paulo - O Mundial de Lightning, que está sendo disputado até esta sexta-feira (29) em Búzios (RJ), pode ser considerado uma prévia dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Nas raias, 30 tripulações de nove países tentam provar quem é a melhor da classe. Após seis regatas e um descarte, as equipes das Américas disputam a liderança, que voltou para as mãos dos chilenos Tito Gonzalez, Diego Gonzalez e Cristian Sanhueza, com 12 pontos perdidos.

A melhor tripulação brasileira é comandada por Cláudio Biekarck, na terceira colocação (15 pontos). A equipe também rivalizará com os chilenos no México, em outubro.

"A disputa em Búzios favorece as equipes mais experientes por causa do vento forte. Por isso, quatro se destacaram até agora. Mas, o duelo no Pan será um pouco diferente, já que as condições meteorológicas do México são opostas às do litoral fluminense", revelou Cláudio Biekarck.

Os norte-americanos David Starck, Jody Starck e Ian Jones estão em segundo no Mundial, com 14 pontos, mas não disputarão os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

Regata desta quarta - A organização do Mundial de Lightning realizou apenas uma regata nesta quarta-feira (27) no Iate Clube Armação de Búzios. A vitória do time comandado por Tito Gonzalez e o descarte devolveram a liderança ao chileno. A prova foi marcada por média de 10 nós de vento e bastante onda.

Apesar de ter perdido a primeira posição, Cláudio Biekarck afirmou que nada está decidido. "Estamos na briga pelo título. Ainda falta muita coisa e os quatro primeiros podem ser campeões. Nosso time ainda sente um pouco a falta de ritmo de competições internacionais, mas compensa com a experiência", explicou.

Os brasileiros Thomas Sumner, Felipe Brito e Fillipi Gil continuam em evolução no Mundial. Nesta quarta, a equipe ficou em segundo na regata em Búzios. No dia anterior, eles venceram as duas do calendário.

Nesta quinta-feira (28), o cronograma de regatas começa às 11 horas.

Resultados - após seis regatas e um descarte:
1°- Tito Gonzalez/Diego Gonzalez/ Cristian Sanhueza (Chile) - 12 pontos perdidos (3+3+6+2+3+1)
2°- David Starck/Jody Starck/Ian Jones (EUA) - 14 (1+14+2+3+5+3)
3°- Claus Biekarck/ Gunner Ficker/ Marcelo Batista da Silva (Brasil) - 15 (6+4+1+4+2+4)
4°- Thomas Sumner/Felipe Brito/Fillipi Gil (Brasil) - 16 (7+12+5+1+1+2)