Gaúchos do Crioula investem pesado no S40 para ser referência no País

Grupo de Albrecht treinou forte / Foto: Matias CapizzanoIlhabela - Desde que entrou para o calendário da Rolex Ilhabela Sailing Week em 2008, a classe S40 cresce em número de participantes e importância. A tecnologia e o desempenho dos veleiros obrigam às equipes a treinar mais. O time do Crioula de Porto Alegre leva a sério as disputas e investiu na categoria nas últimas temporadas.

No maior evento de vela oceânica da América Latina, os gaúchos querem o lugar mais alto do pódio. Mas, para vencer em Ilhabela, a equipe terá de superar outras 10 tripulações do Brasil, Argentina e Chile, entre os dias 3 e 9 de julho.

"O objetivo é fazer uma campanha vitoriosa em Ilhabela. Investimos tempo e dinheiro nessa classe. Cada vez mais aprendemos com o barco. Velejar com os estrangeiros é importante para aprimorar ainda mais as nossas manobras", disse Samuel Albrecht, comandante do Crioula.

O time do Crioula é formado por tripulantes do Veleiros do Sul, de Porto Alegre. O clube gaúcho privilegia velejadores locais para integrar o S40. Exceção apenas aos argentinos Diego Garay e Juan Pablo Marcos, que se revezam durante os torneios. O entrosamento entre eles, segundo Samuel Albrecht, é importante para enfrentar os melhores do mundo.

"Na categoria, há táticos de America´s Cup, Volvo Ocean Race, e velejadores olímpicos. O S40 reúne os melhores em uma só classe. Competir contra todos eles é sensacional, já que conhecemos novas situações de regata", explicou Samuel Albrecht.

Após a temporada de S40, em novembro, a tripulação do Crioula disputará campeonatos na classe J-24, inclusive o Mundial da Argentina.

Mais um chileno inscrito - A Rolex Ilhabela Sailibg Week terá 11 barcos da classe S40 na raia. O último a confirmar a inscrição para a competição foi o chileno VTR, de Ignácio Gonzales. O país terá quatro veleiros no litoral norte paulista. Além do VTR, o Chile será representado por Pisco Sour (Bernardo Matte), Mitsubishi Acuario II (Horacio Pavez) e Nuevo Maestra (Jorge Araneda). A Argentina confirmou dois barcos: Patagonia (Norberto Alvarez) e Noryema (Patrick Eymnard). O Brasil completa a classe com cinco veleiros. O atual campeão, Pajero, de Eduardo Souza Ramos, Mitsubishi (Torben Grael), Loyal (Marcelo Massa), Crioula (Samuel Albrecht) e Carioca (Roberto Martins).

O Yacht Club de Ilhabela recebe a Rolex Ilhabela Sailing Week no período de 3 a 9 de julho de 2011. As classes confirmadas são: S40, ORC, HPE 25, J-24 e BRA-RGS. O calendário de provas começa na manhã dia 3 de julho com as regatas Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, Ilha de Toque-Toque por Boreste e Renato Frankenthal - HPE 25.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook