Maior medalhista olímpico do País é a principal atração da classe S40 na Rolex Ilhabela Sailing Week

Torben Grael no comando do S40 em Ilhabela / Foto: Rolex / Carlo BorlenghIlhabela - O velejador Torben Grael já perdeu as contas de quantas vezes disputou a Rolex Ilhabela Sailing Week. Em 2011, o maior medalhista olímpico tem mais um desafio na vela oceânica: ser campeão da classe S40 com o Mitsubishi / Gol.

O talento de um dos ícones da vela mundial pode ser acompanhado de perto entre os dias 3 e 9 de julho no Yacht Club de Ilhabela. Além de Torben Grael, a competição entre os S40 terá mais 100 velejadores de alto nível em 11 barcos.

"As classes de monotipos sempre tendem a ser naturalmente mais competitivas com os barcos praticamente iguais e a ênfase nas tripulações. No caso do S40, o desenho do barco, moderno, veloz, marinheiro, acabou atraindo muita gente boa para a classe e isso, claro, aumentou ainda mais o nível da competição", disse Torben Grael.

O velejador bicampeão olímpico e vencedor da última Regata Volta ao Mundo quer ser campeão em Ilhabela, mas nomes como Eduardo Souza Ramos, do Pajero, e Samuel Albrecht, do Crioula, são concorrentes diretos de Torben Grael e sua tripulação na Rolex Ilhabela Sailing Week. Os estrangeiros da classe S40 também prometem provar que a categoria é uma das mais disputadas.

"O intercâmbio é sempre bom, claro. Mas o Brasil tem grandes velejadores de nível internacional, que muitas vezes acabam servindo também de incentivo para que os estrangeiros venham aqui velejar. O fato do S40 ser um monotipo de oceano, sem regras de tempo corrigido, com veleiros rigorosamente iguais, também acaba atraindo o pessoal", contou Torben Grael.

Família em Ilhabela - A família Grael , formada por Torben, Andrea , Martine e Marco, estará presente na Rolex Ilhabela Sailing Week. Oportunidade rara para ambos se encontrarem por causa das agendas.

"É sempre um prazer. Hoje em dia, com os meninos fazendo campanha olímpica, é também uma maneira de estarmos juntos matando um pouco a saudade", lembrou Torben Grael.

Marco Grael e Andrea farão parte do Mitsubishi / Gol ao lado de Torben. Já a filha Martine será a comandante do Atik na competição de HPE25. Ela lidera a equipe feminina que treina em Ilhabela visando os Jogos Mundiais Militares, que ocorrem logo após a Rolex Ilhabela Sailing Week.

Regatas de abertura são no domingo, dia 3 - O Yacht Club de Ilhabela recebe a Rolex Ilhabela Sailing Week no período de 3 a 9 de julho de 2011. As classes confirmadas são: S40, ORC, HPE25, J-24 e BRA-RGS. O calendário de provas começa na manhã dia 3 de julho com as regatas Eldorado Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, Ilha de Toque-Toque por Boreste e Renato Frankenthal - HPE25.

A regata que contorna Alcatrazes larga às 9h30m para os barcos das classes S40, ORC 500, 600 e 650, RGS-A, RGS-B, RGS- Cruiser e Beneteau 40.7 e terá 55 milhas náuticas (cerca de 101 quilômetros). Os barcos menores - ORC 700, RGS-C, Skipper 21 e J-24 - disputam, a partir das 10 horas, a Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste (27 milhas ou 50 km), enquanto os veleiros da Classe HPE25 largarão, às 9h45m, para o Troféu Renato Frankenthal, em um percurso de 20 milhas (37 km).

Na segunda-feira não haverá regata. As competições recomeçam na terça-feira (5) e seguem até dia 9 (sábado).

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook