Medalhistas olímpicos priorizam disputa da Rolex Ilhabela Sailing Week

Robert Scheidt no leme do Atrevido / Foto: Aline Bassi / BalaioIlhabela - Dos 1.300 velejadores da Rolex Ilhabela Sailing Week, que está sendo disputada até sábado no litoral norte paulista, 25 tentam vaga na olimpíada de Londres-2012 ou representarão o País nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

Para muitos, a competição serve também como uma forma de tirar o foco da desgastante campanha olímpica. Para outros, é mais uma oportunidade para conhecer novas táticas e manobras. Mas, nesta terça-feira, as regatas foram canceladas por falta de ventos. Os barcos ficaram literalmente boiando por quatro horas na Ponta das Canas, no Norte da Ilha, e a Comissão decidiu pelo cancelamento.

A melhor dupla de Star ranking mundial da ISAF, por exemplo, deu uma pausa da corrida para Londres para velejar de HPE25 no litoral norte paulista. Robert Scheidt e Bruno Prada são adversários, algo inédito nos 10 anos de parceria.

"O importante é que a gente se diverte competindo em outras classes. Correr a Rolex Ilhabela Sailing Week com os amigos é um refresco para nossa campanha olímpica. O primeiro semestre foi muito duro com oito competições", disse Robert Scheidt, que retorna para Europa na próxima semana e fará os treinos finais para disputar o evento-teste na raia olímpica de Weymouth, na Inglaterra, de 1 a 14 de agosto.

Os parceiros da 470, Fábio Pillar e Gustavo Thiesen também correm para aliviar um pouco o estresse da desgastante busca por uma vaga em Londres. "A cabeça começou a rodar demais e eu perdi o prazer de competir. Por isso, a escolha de relaxar em Ilhabela foi acertada. A nossa tripulação é formada por sete amigos e eu estava precisando curtir a velejada", explicou Fábio Pillar, integrante do Alísios na RGS-B. O proeiro Gustavo Thiesen integra a equipe do Loyal na categoria S40.

Referência na raia - O maior medalhista olímpico do País e da vela mundial, com cinco medalhas, também é presença garantida nas últimas edições da Rolex Ilhabela Sailing Week. Focado para tentar a vaga na Star, Torben Grael comanda o Mitsubishi / Gol na classe S40, a mais profissional do evento.

O velejador tem a companhia da esposa Andrea e do filho Marco no S40. Já a filha Martine Grael integra a equipe da Marinha do Brasil na classe HPE25. A tripulação feminina usa a Rolex Ilhabela Sailing Week como último teste antes dos Jogos Mundiais Militares.

"As regatas da S40 serão as mais equilibradas da Rolex Ilhabela Sailing Week e será difícil um barco dominar. Como os barcos são iguais, favorece disputas acirradas na raia", garantiu Torben Grael.

Além da competição das forças armadas, Martine é parceira da medalhista olímpica Isabel Swan na classe 470. Para chegar a Londres, a dupla precisa superar as adversárias Fernanda Oliveira e Ana Barbachan.

Meta é o ouro no Pan - Os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara ocorrem em outubro e dois velejadores candidatos à medalha de ouro usam a Rolex Ilhabela Sailing Week como forma de preparação.

O atual campeão pan-americano de J-24, Maurício Santa Cruz corre em Ilhabela na classe ORC com a tripulação do Kalymera V.

Já o representante da Sunfish em Guadalajara, o catarinense Matheus Dellagnelo, quer aproveitar todas as oportunidades para aprender a velejar de oceano.

"Preciso melhorar nas regatas de oceano, já que só monotipo não é suficiente. Aqui em Ilhabela eu encontro velejadores de ponta para aprender novas manobras", revelou o campeão mundial de Sunfish e integrante do Kíron na classe ORC 500.

Meninas sonham com vaga no Match Race - As postulantes a uma vaga na classe Match Race em Londres-2012 estão na Rolex Ilhabela Sailing. O privilégio será apenas de três meninas. Por isso, as atletas escolheram a categoria HPE25 para afinar as manobras.

O alto nível técnico da competição e a pequena familiaridade entre o monotipo de oceano e o Elliott 6M, que será usado na olimpíada, motivaram as competidoras.

"A equipe da Marinha é formada por integrantes de duas classes diferentes e todas também tentam vaga olímpica. Essa mistura nos ajuda a velejar ainda melhor", contou Juliana Mota.

Relação dos 25 velejadores que disputam vaga para Londres-2012 ou irão participar dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011:

Alexandre Paradeda - Loyal
André Fonseca - Loyal
Andrea Grael - Mitsubishi / Gol
Bruno Prada - Oakley /Max
Fábio Pillar - Alisios
Fernanda Decnop - Atik
Gabriela Sá - Semp Toshina / Marinha do Brasil
Geison Mendes - Crioula
Gustavo Thiesen - Loyal
Isabel Swan - Atik
João Hackerott - Miragem
Juliana Mota - Atik
Kyra Penido - Twins
Larissa Juk - Twins
Marco Grael - Mitsubishi / Gol
Mariana Peccicacco - Twins
Martine Grael - Atik
Matheus Dellagnelo - Kiron
Maurício Santa Cruz - Kalymer V
Mônica Matschinske - Twins
Renata Decnop - Atik
Robert Scheidt - Atrevido
Samuel Gonçalves - Palmares
Tatiana Ribeiro - Semp Toshiba Marinha do Brasil
Torben Grael - Mitsubishi / Gol