Regra da BRA-RGS promete disputas acirradas na terceira etapa da Copa Suzuki Jimny

A classe BRA-RGS manterá o sistema de troféu transitório para a disputa do Campeonato Paulista de Vela Oceânica, que ocorre durante a terceira etapa da Copa Suzuki Jimny / Foto: Aline Bassi / BalaioSão Paulo - A classe BRA-RGS manterá o sistema de troféu transitório para a disputa do Campeonato Paulista de Vela Oceânica, que ocorre durante a terceira etapa da Copa Suzuki Jimny. A categoria deverá receber mais de 20 barcos durante o evento nos dias 17,18,24 e 25 de setembro, no Yacht Club de Ilhabela.

Para deixar as regatas mais técnicas e acirradas, a categoria decidiu nos últimos dois anos colocar todas as divisões da BRA-RGS (A, B, C e Cruiser) para competir entre si. As embarcações são diferentes no tamanho e na estrutura, por isso existe a necessidade de aplicação de uma fórmula para definir um vencedor

"Uma regra de rating é destinada justamente para corrigir as diferenças entre as embarcações. O objetivo é incentivar os velejadores e aumentar o nível técnico da competição", revelou Walter Becker, presidente nacional da classe.

Em 2009, quem ganhou o Paulista foi o Kanibal (Ubatuba) e, em 2010, o Mandinga (Santos). Com a regra atualizada no início de 2011 e medições técnicas, a RGS tem hoje equilíbrio na sua flotilha, independentemente do ano, tamanho ou equipamento do veleiro.

"A classe sempre se mostra presente em maior número em todas as competições de vela oceânica. Isto se deve ao fato de que a regra permite a medição de uma gama de modelos de veleiros, excluindo apenas os barcos fabricados especificamente para regatas", explicou Walter Becker.

Os barcos da categoria, além de correr regatas, podem ser usados para lazer. Prova disso é crescimento anual da classe BRA-RGS, não só em relação a quantidade de veleiros, mas também pelo nível técnico nas regatas. Só na Rolex Ilhabela Sailing Week de 2011 mais de 80 embarcações disputaram o título do maior evento de vela oceânica da América Latina.

"Um dos fatores que contribui diretamente com o crescimento da classe é o apoio e incentivo que recebemos há anos do YCI em todas as competições organizadas pelo clube", finalizou o presidente nacional da classe.

Mais novidades - A terceira etapa da Copa Suzuki Jimny terá disputas em outras classes como ORC,HPE25, C30, Delta 32 e Skipper 21. Todas também disputam o Campeonato Paulista de Oceano. A competição marca também a estreia mundial de uma nova classe one design (barcos com o mesmo formato e desenho) : a C30, com dois veleiros recém-construídos, em São José dos Campos.

Os velejadores podem fazer a inscrição nos dias 16 e 17 de setembro na sede do YCI e o valor é de R$ 80,00 por tripulante (exceto mirim). A organização informou também que a estadia dos veleiros competidores é livre no Yacht Club de Ilhabela para os barcos de outras cidades de 10 de setembro até 1º de outubro de 2011.

Tempo para pensar - O Touché, que domina a classe ORC no País, foi vendido para velejadores da Bahia e não disputará as etapas finais da Copa Suzuki Jimny. O comandante Ernesto Breda reservará os últimos meses de 2011 para estudar o cenário da vela mundial e escolher uma nova categoria para competir.

"Vou pensar um pouco no que pode ocorrer em 2012. Há muitas possibilidades, mas a agora nossa tripulação precisa descansar", revelou Ernesto Breda, que comandou o Touché na conquista das duas últimas edições Rolex Ilhabela Sailing Week.

A Copa Suzuki Jimny - XI Circuito Ilhabela de Vela Oceânica - terá mais duas etapas até o final do ano. A terceira será disputada nos dias 17, 18, 24 e 25 de setembro e a última em 26 e 27 de novembro e 3 e 4 de dezembro, com a tradicional Regata Volta a Ilhabela em sua a 11a. edição.