Rolex Ilhabela Sailing Week começa neste domingo

A Rolex Ilhabela Sailing Week terá 16 barcos estrangeiros em três classes diferentes / Foto: Rolex / Carlo BorlenghIlhabela - A Rolex Ilhabela Sailing Week terá 16 barcos estrangeiros em três classes diferentes. É o maior número de veleiros de fora do País a correr na competição, que começa neste domingo (3), no Yacht Club de Ilhabela. Ao todo, o evento terá 150 embarcações do Brasil, Argentina, Catar e Chile.

A competição começa, às 9h30, com a regata Eldorado Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, com 55 milhas náuticas (101 quilômetros) para os veleiros das classes S40, ORC 500, 600 e 650, RGS-A, RGS-B, RGS-Cruiser e Beneteau 40.7.

Os barcos menores - ORC 700, RGS-C, Skipper 21 e J-24 -, largam às 10 horas em direção à Ilha de Toque-Toque (27 milhas ou 50 km), enquanto os veleiros da classe HPE disputam, a partir das 9h45, o Troféu Renato Frankenthal em percurso de 20 milhas (37 km). A meteorologia prevê mudança de tempo e ventos na direção Sul com variação de 5 a 15 nós.

Todas as informações das regatas poderão ser acompanhadas pelo iPhone. O aplicativo terá detalhes, em tempo real, das provas, dados dos barcos, equipes e condições de tempo e temperatura.

O Yacht Club de Ilhabela está pronto para receber os mais de 1.300 velejadores durante os sete dias de competição. Entre as feras, os medalhistas olímpicos Torben Grael, Eduardo Penido e Bruno Prada. Neste sábado, as tripulações fizeram os últimos ajustes e treinos. O evento, considerado o maior da América Latina, atrai para a cidade mais de seis mil pessoas durante o inverno.

"É gratificante ver a evolução da Rolex Ilhabela Sailing Week nesses últimos anos. Atingimos um alto nível de profissionalismo, o que consolida a competição entre as melhores do mundo, dentro e fora da água. O YCI está preparado com várias atividades para os sócios e convidados. Além desses fatores, o evento atrai divisas para a cidade, gerando empregos diretos e indiretos", disse José Nolasco, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela.

O atual campeão da Rolex Ilhabela na S40 é o brasileiro Pajero, de Eduardo Souza Ramos. Entre as categorias que necessitam de rating, o vencedor foi o Touché (ORC 500), de Ernesto Breda.

Força estrangeira - A maior concentração de estrangeiros está na classe S40 com sete barcos. Os chilenos estão em maioria, com cinco embarcações, e a Argentina tem duas. Os brasileiros serão representados por cinco veleiros e as regatas prometem muita disputa na definição da categoria one-design (barcos iguais de 40 pés).

"Viemos ao Brasil para competir em alto nível na classe S40. Nossa tripulação é muito nova e estamos aqui para treinar e aprender com os melhores", disse Ignácio Gonzales, comandante do VTR.

O primeiro medalhista de ouro da vela brasileira em olimpíadas competirá na classe S40. Eduardo Penido, campeão em Moscou-80, integra o time do Carioca na Rolex Ilhabela Sailing Week. Segundo ele, o nível da categoria só aumenta.

"As regatas são bastante competitivas e divertidas pela igualdade entre os barcos. Quem chega em primeiro ganha. O profissionalismo é evidente e as regatas são definidas por detalhes", comentou Eduardo Penido.

Outro destaque da competição é o barco do time nacional do Catar na classe HPE25. A equipe do Oriente Médio veio ao Brasil para se preparar para os Jogos Mundiais Militares.

"Eles são muito legais e estão abertos a aprender velejar nessa categoria. Nessa semana, os treinos serão voltados a pegar as manhas da embarcação. O timoneiro e o regulador de velas estão em um nível bom, mas todos precisam de mais concentração, porque o HPE25 não é um barco fácil de velejar", contou Mariana Peccicacco, instrutora dos velejadores do Emirado em Ilhabela.

As Forças Armadas do Brasil também serão representadas na Rolex Ilhabela Sailing Week. A equipe feminina, que competirá nos Jogos Mundiais Militares, está em Ilhabela e também disputará as regatas na classe HPE25.

HPE25 - Além das equipes militares do Catar e do Brasil, a classe HPE25 contará com mais 21 barcos na raia. A categoria, 100% brasileira, é uma das mais disputadas. Na semana passada, foi realizado o Campeonato Nacional da classe também no Yacht Clube de Ilhabela. O vencedor, o Ginga, confirmou a participação na Rolex Ilhabela Sailing Week.

O atuais campeões brasileiros chegam como favoritos, mas a competição terá outros barcos como o Bond Girl/Suzuki Jimny, Oakley/Max, Avantto, Atrevido e o Artemis, que defende o título da Rolex Ilhabela Sailing Week.

"O lugar é maravilhoso, a água é limpa e as diversas condições de vento, onda e corrente favorecem um velejada completa. Ilhabela é uma raia muito boa para treinamento em todas as classes", elogiou Bruno Prada, timoneiro do Oakley/Max, vice-campeão do evento no ano passado.

A organização colocará 10 umpires para julgar na água os protestos nas classes S40 e HPE25. Portanto, os resultados serão conhecidos rapidamente sem a necessidade de decisões em terra, como ocorre na America's Cup e no Match Race.

RGS terá 80 barcos- A classe RGS é dividida em quatro categorias (RGS-A, RGS-B, RGS-C e RGS-Cruiser). A Rolex Ilhabela Sailing Week terá 80 veleiros, recorde entre todas as 38 edições, mais da metade dos velejadores inscritos.

As atualizações das regras foram fundamentais para a consolidação da classe no Brasil, já que as mudanças seguiram as características de performance de cada barco, o que já apresenta equilíbrio na raia.

"É um trabalho de cinco anos e todos os Estados têm um coordenador da classe. A medição e fiscalização das embarcações são levadas a sério. Isso gerou credibilidade. Prova disso são os 80 barcos na competição. Não há favoritos", relatou Walter Becker, presidente nacional da classe RGS.

Programação - Em função da regata de longo percurso programada para o domingo, que poderá durar até 20 horas para alguns barcos, a segunda-feira é dia de folga. As competições recomeçam na terça-feira (5) às 12h e seguem até dia 9 (sábado), no mesmo horário, a exceção da quarta-feira (6), quando a largada para a regata de médio percurso será às 11 horas.

De terça-feira até sábado, sempre às 10 horas, haverá a previsão do tempo no "Espaço Conference Hall Rolex", na sede do Yacht Club de Ilhabela.

Todos os dias após a competição a sede do clube recebe os velejadores e seus convidados na tradicional "Canoa de Cerveja". Na terça, quinta e sábado a confraternização será ao som de música ao vivo. Na sexta-feira (8) e no sábado (9) estão programadas premiações para as tripulações mais bem colocadas na 38ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week.

Vencedores de 2010

S40
1- Pajero (Eduardo Souza Ramos) - 17 pp

ORC Internacional 500
1- Gol/Touché Super (Ernesto Breda) - 12

ORC Internacional 600
1- Ventaneiro (Renato Cunha) - 16

ORC Club 600
1- Matrero (Arg - Toribio de Achaval) - 12

ORC Club 670
1- Best Fellow-GND Construtora (Leonardo de Boni) - 11

ORC Club 700
1- Ângela VI (Renato Plass) - 9

HPE
1- Artemis (Felipe Whitaker) - 16

BRA-RGS A
1- Cinco los Niños (Osvaldo Ceccon) - 10

BRA-RGS B
1- Moleque (Marcelo Gusmão) - 8

BRA-RGS C
1- Zephyrus (Tarcísio Mattos) - 7

BRA-RGS Cruiser
1- Coccon (Luiz Marcelo Caggiano) - 9

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook