Terceira etapa da Copa Suzuki Jimmy define campeões paulistas de 2011 em Ilhabela

Os campeões estaduais das classes ORC, HPE, BRA-RGS, Delta 32 e Skipper 21 serão conhecidos neste sábado e domingo em Ilha bela/ Foto: Aline Bassi / BalaioSão Paulo - Os campeões estaduais das classes ORC, HPE, BRA-RGS, Delta 32 e Skipper 21 serão conhecidos neste sábado (24) e domingo (25) em Ilhabela. A terceira etapa da Copa Suzuki Jimny de vela oceânica contará com mais de 40 barcos na raia disputando as regatas decisivas. Outro atrativo será o match race entre os recém-lançados veleiros Carabelli 30.



O Campeonato Paulista começou na semana passada com ventos fortes superiores a 20 nós. Desta vez, porém, a meteorologia prevê mais calmaria, com ventos em torno de 11 nós.

"A intensidade dos ventos e as ondas certamente mudarão e o evento terá outra configuração. As equipes precisam adotar estratégias diferentes e o desafio será ainda maior", prevê José Nolasco, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela.

Uma das classes com regatas mais disputadas é a BRA-RGS. Com maioria entre os inscritos da Copa Suzuki Jimny a categoria tem um sistema diferente de disputa do habitual. Todas as divisões (A, B, C e Cruiser) estão na mesma classificação. Após o primeiro final de semana, o Fram lidera, mas Palmares, Jazz e Maria Preta tem chance de título. 

"As condições climáticas colocaram à prova os equipamentos e as tripulações. Os barcos da flotilha da BRA-RGS demonstraram muita garra e técnica ao enfrentar os ventos do primeiro final de semana. Isso refletiu a evolução da categoria nos últimos anos", ressaltou Walter Becker, presidente nacional da BRA-RGS.

Entre os HPE25, o Campeonato Paulista está mais próximo do Ginga. O time de Ilhabela lidera com três vitórias e um quarto lugar. Além do estadual, a tripulação poderá se sagrar campeã da Copa Suzuki Jimny por antecipação.

Na ORC, a disputa deverá ser uma das mais equilibradas do ano no Yacht Club de Ilhabela (YCI) com Alegria, Asa Alumínio, Colin, Land Rover, Orson Mapfre, Sereloco, Sessentão, Tembó Guaçu e Zeppa.

Classificação do Campeonato Paulista de Vela Oceânica:

HPE - 4 regatas com 1 descarte
1º - Ginga (Breno Chvaicer) - 7 pp (4+1+1+1)
2º - Bixiga (Pino Di Segni) - 11 pp (1+4+4+2)
3º - Avantto (Dario Galvão) - 14 pp (5+3+3+3)

BRA-RGS- 4 regatas
1º - Fram (Felipe Marinho Aidar) - 3 pontos perdidos (1+1+1+3)
2º - Palmares (José Romariz Filho) - 9 pp (2+3+4+9)
3º - Jazz (Valeria Ravani) - 12 pp (5+4+3+12)

Delta 32- 3 regatas
1º - Palmares (José Romariz Filho) - 3 pontos perdidos (1+1+1)
2º - Blue Too (Marcos Oliveira) - 8 pp (3+3+2)
3º - BL3 (Clauberto Andrade) - 9 pp (4+2+3)

Skipper 21- 4 regatas
1º - Alegria (Carlos Alberto Gallo) - 5 pontos perdidos (1+1+3DNF)
2º - Sextante (Thomas Shaw) - 5 pp (2+2+1)

A Copa Suzuki Jimny - XI Circuito Ilhabela de Vela Oceânica - terá mais duas etapas até o final do ano. A terceira será finalizada no próximo final de semana e a última será em 26 e 27 de novembro e 3 e 4 de dezembro.